Na lista, estão o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, de Cantagalo, e o Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, de Cordeiro
O ‘Programa Cinema para Todos’, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Cultura e de Educação, divulgou a relação de escolas da rede pública de ensino no estado selecionadas para a implantação de cineclubes. Na Região Centro-Norte Fluminense estão na lista o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, de Cantagalo, e o Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, de Cordeiro.
No último dia 30 de outubro, durante visita do JORNAL DA REGIÃO ao Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em Cantagalo, para discutir o projeto ‘Jornal na Escola’, os diretores Luiz Antônio Cavalheiro (geral) e Alessandra Garcia (adjunta) anteciparam o projeto e mostraram uma das salas de aula que, provavelmente, serão adaptadas para a implantação do cineclube.
Segundo o diretor do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, Elcio Pinheiro da Silva Schueller, os colégios receberão um kit de equipamentos de áudio e vídeo (incluindo tela, projetor multimídia, leitor de DVD, mesa de som, caixas acústicas amplificadoras e microfone, entre outros) e acervo de DVDs com direitos de exibição liberados para esta atividade.
Antes da inauguração dos cineclubes, prevista para o início do ano letivo de 2013, os alunos e professores receberão uma oficina de capacitação cineclubista, na qual serão abordados os desafios e as questões importantes para a manutenção de um cineclube dentro da escola.
O ‘Cinema para Todos’ tem contribuído bastante para a difusão do cinema brasileiro no Rio de Janeiro, proporcionando aos alunos da rede estadual acesso a todos os filmes nacionais assim que eles entram em cartaz, expondo-os à diversidade de estilos, temas e universos que compõem a produção nacional.
Neste segundo semestre, o programa alcança um novo patamar ao também estimular entre os alunos a atividade cineclubista, que tem um papel estratégico na democratização do acesso e na difusão de obras audiovisuais muitas vezes preteridas pelo mercado exibidor. A implementação de cineclubes em escolas traz a conjugação de educação e cultura, por meio de exibição de filmes e debates, complementando as ações já realizadas pelo programa.