Para capacitar a população que vive em locais vulneráveis a desastres naturais, como enxurradas e deslizamentos de terra, em vista das próximas chuvas, a Secretaria Nacional de Defesa Civil – do Ministério da Integração Nacional – promove simulados de preparação em sete estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.
A ação conta com a simulação dos procedimentos acionados durante os desastres. Entre eles, a emissão de alertas, o acionamento de sirenes, além da retirada dos moradores de casas em terrenos vulneráveis e o cadastramento das famílias em abrigos estabelecidos previamente.
As cidades de Santos-SP e Estrela-RS também receberão os simulados, nos dias 1º e 2 de dezembro. Em Santa Catarina, o exercício acontecerá no dia 8 de dezembro em Itajaí (bairro Cidade Nova), paralelo ao treinamento em Foz do Iguaçu-PR.
OFICINAS – A Secretaria Nacional de Defesa Civil promove diversas oficinas preparatórias para os simulados e de auxílio aos municípios na elaboração dos planos de contingência de prevenção a desastres. A primeira foi segunda e terça-feiras passadas (19 e 20), em Belo Horizonte-MG. As próximas edições serão nesta quinta e sexta-feira – 22 e 23 –, em Vitória-ES e no Rio de Janeiro. Dias 26 e 27, acontece em Itajaí-SC; 29 e 30, em São Paulo e Porto Alegre-RS; e 3 e 4 de dezembro, em Curitiba-PR.
HISTÓRICO – No primeiro semestre, os nove estados do Nordeste sediaram os simulados envolvendo mais de 1,2 mil participantes. Estes treinamentos, muito comuns em países como Estados Unidos, foram intensificados pelo Ministério da Integração Nacional em 2011, com a realização de simulados em todos os estados das regiões Sul e Sudeste, além de Pernambuco, Alagoas e Bahia, no Nordeste.