As doses da Coronovac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech – chegaram a Trajano de Moraes, na tarde de terça-feira, dia 18 de janeiro. O prefeito Rodrigo Viana, o vice-prefeito Matias Mendes, o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves e a coordenadora de Imunização, Renata Gomes, receberam a caixa térmica contendo as vacinas na cidade de Cordeiro.
“O município de Trajano de Moraes começou a cumprir a tabela de vacinação contra a Covid-19. Eu e o vice Matias Mendes acompanhamos todo o processo. Cinco profissionais de Saúde que atuam na linha de frente receberam a primeira dose da vacina. O helicóptero com as doses da CoronaVac pousou no Parque de Exposições Raul Veiga por volta das 14h, em Cordeiro, de lá elas foram trazidas para o nosso município”, disse o prefeito Rodrigo Viana.
As cinco primeiras pessoas vacinadas, no primeiro dia de imunização, foram os funcionários que atuam diretamente na rede pública de Saúde. “Cleide Helena Carneiro Foly, Rogério da Silva Diniz, Luiz Danetra Junior, Antônio José Grativol e Maria Clementina Ramos Castro – foram os profissionais agraciados. Fico muito feliz em participar deste momento ao lado da família trajanense. Em breve todos serão vacinados e logo vamos poder abraçar um ao outro”, completou o vice-prefeito Matias Mendes.
A vacina chegou ainda aos funcionários do Hospital Francisco Limongi, aos profissionais do Centro de Triagem – atual Unidade Básica de Saúde Lucyeni Gonçalves Neves – ESF Represa – no bairro Nova Esperança, e no Abrigo Santa Terezinha. “Estamos fazendo a nossa parte. Os imunizantes serão aplicados na população enquadrada na primeira das quatro fases do plano de vacinação. São profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais”, explicou Lucas Estevez.
A Coordenadora de Imunização, Renata Gomes, fez questão de participar das primeiras aplicações nos funcionários. “O sentimento é de gratidão a Deus. Depois de um ano tão difícil, ver a chegada dessa vacina é uma esperança para a gente. A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose”, concluiu ela.