No roteiro, palestra, uma caminhada ecológica e visita à árvore mais antiga do parque, um jequitibá de 40 metros de altura, considerada a segunda espécie mais antiga do País
Alunos da rede municipal de ensino de Bom Jardim participam, na manhã do último dia 7 de novembro, da visita ao Parque Estadual da Serra dos Três Picos, que abrange os municípios de Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. O passeio faz parte do programa Rotambiental, desenvolvido pela concessionária Rota 116, que administra os 137 quilômetros do trecho sob concessão da rodovia, entre Itaboraí (Região Metropolitana) e Macuco (Região Serrana).
Ao todo, cerca de 80 estudantes do ensino fundamental de diferentes escolas públicas do município participaram do evento.
Na visita, que começou pelo Centro de Visitantes, os estudantes assistiram a palestras sobre a criação do parque e sua importância para o desenvolvimento sustentável da região e para a preservação da flora e da fauna das cidades que fazem parte da sua área. O parque é a maior proteção integral de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro, com 58 hectares de verde numa área dividida entre cinco municípios. A maior parte, no entanto, pertence a Cachoeiras de Macacu.
Em seguida, os alunos participaram de uma caminhada até o jequitibá milenar, árvore símbolo do programa Rotambiental e um dos locais mais visitados do parque. Os estudantes deram um abraço simbólico à maior e mais antiga árvore da região dos Três Picos. A árvore é considerada a segunda espécie mais antiga do País. O jequitibá mede 40 metros de altura, o que equivale a um prédio de 20 andares.
Todos os estudantes selecionados para a visita participaram, em outubro deste ano, da Feira de Ciências e Mostra Ambiental desenvolvida pelo Programa Rotambiental, quando puderam expor seus trabalhos, criados a partir do CD Room didático distribuído pela concessionária a todas as escolas do município e com informações para que professores possam usar o tema meio ambiente em diferentes disciplinas.