Cidades vizinhas, Cordeiro e Cantagalo estão encerrando suas administrações municipais, tendo à frente prefeitos dentista e médico veterinário, respectivamente. São os casos de Guga de Paula (PP), de Cantagalo, e Sílvio Daflon (PDT), de Cordeiro, que administraram suas cidades por dois mandatos. No caso de Sílvio Daflon, além de dois mandados, não consecutivos, também assumiu a vaga de chefe do Executivo quando da cassação do mandato do então prefeito Leonardo Vieitas.
Em Cordeiro, o médico Salomão Lemos (PR), natural do município de São Francisco de Itabapoana, no Norte do estado do Rio de Janeiro, iniciante na política, disputou um cargo público e venceu outros dois candidatos com uma boa votação. Sua vitória é creditada graças à sua penetração junto ao eleitorado mais carente do município. Salomão é filiado ao Partido da República, presidido pelo ex-governador e atual deputado federal Anthony Garotinho, que, aliás, fez questão de participar da sua campanha em Cordeiro.
Ainda não confirmado oficialmente, mas alguns nomes já estão sendo cogitados para fazerem parte do futuro governo municipal em Cordeiro. O vereador eleito Jáder Maranhão (PT) deverá assumir a Secretaria Municipal de Obras. Ele já foi vereador e candidato a prefeito na eleição de 2008. O empresário e vice-prefeito eleito Leandro Monteiro (PCdoB) deverá ser o secretário de Administração. O bancário e ex-vice-prefeito de Cantagalo (por dois mandatos), Fábio Motta, assumirá a Secretaria Municipal de Fazenda de Cordeiro. O nome do atual secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Mário Alfredo Botelho, está sendo cogitado para continuar no cargo.
Já em Cantagalo, o dentista Saulo Gouvêa (PT), que é natural do município de Palma (MG), mas com as raízes familiares em Miracema, no Norte fluminense, já teve experiência na vida pública, quando foi secretário de Saúde de Cantagalo, durante o governo de Wilder de Paula, de 1997 a 2000. Foi a primeira vez que disputou um cargo eletivo, vencendo as eleições para prefeito do município.
Saulo Gouvêa conta com apoio do atual prefeito, Guga de Paula, e do deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), que já viabilizou vários recursos para o município, e promete continuará ajudando Cantagalo.
Recentemente, Saulo Gouvêa teve um encontro com o prefeito Guga de Paula, tratando da transição de governo. Nenhum nome foi anunciado para o futuro governo. O que se especula é que vários nomes da atual administração sejam mantidos. Os nomes de Márcio Longo, Ângelo Machado, Jorge Valverde, Lucinha Farah Noronha, Gustavo Bard e Rodrigo Vollú estão sendo cotados para continuar no próximo governo, nas respectivas secretarias municipais. O jornalista, radialista, locutor e fotógrafo Gilmar Marques é cotadíssimo para continuar na Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Já os nomes do ex-bancário Dionísio Vetoracci; do empresário Ubiratan França; do médico Afrânio Gomes Pinto Júnior; e do engenheiro Edvard Szinio Dias (ex-diretor do DER) são cogitados para fazer parte do futuro governo municipal de Cantagalo.