Evento, aberto em Cantagalo, em 27 de setembro, vai premiar, no encerramento, em Cordeiro, os trabalhos vencedores. Participam cerca de 10 mil alunos de Cantagalo, Cordeiro e Macuco
Está marcada para o dia 8 de dezembro (sábado), na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, no Centro de Cordeiro, a solenidade de premiação do Concurso Escolar da Feira de Sustentabilidade, evento organizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), representante das três fábricas de cimento do Polo Cimenteiro de Cantagalo, em parceria com as secretarias municipais de Educação de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, cidades do entorno das indústrias de cimento.
O concurso foi aberto numa solenidade realizada em 27 de setembro, no Aldeia Hotel-Fazenda, em Cantagalo. Este ano, o tema é ‘Como Tornar a sua Cidade Sustentável’. O objetivo é conscientizar e estimular alunos e professores a assumir uma atitude participativa em relação ao meio ambiente e às boas práticas do desenvolvimento sustentável.
Segundo a organização do concurso, as escolas deverão entregar os trabalhos até esta sexta-feira, 23 de novembro, nas respectivas secretarias de Educação de Cantagalo, Cordeiro e Macuco.
Após o recebimento dos trabalhos, uma equipe de professores de educação artística, língua portuguesa, educação infantil e ambientalistas de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro, além de técnicos das secretarias municipais, participarão das escolhas dos trabalhos nos três municípios. Serão julgados expressão do tema, criatividade, qualidade da linguagem, originalidade e qualidade informativa.
Diferentes das edições anteriores, este ano os alunos do ensino médio ficaram de fora. Participam somente alunos dos cursos de educação infantil e do ensino fundamental matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, divididos em cinco categorias: A (educação infantil e 1º ano do ensino fundamental I); B1 (2º e 3º anos do ensino fundamental I); B2 (4º e 5º anos do ensino fundamental I); C1 (6º e 7º anos do ensino fundamental II); e C2 (8º e 9º anos do ensino fundamental II).
Os trabalhos vencedores receberão prêmios como bicicletas, playstation portable, smartphones e tablets. Os professores-orientadores dos trabalhos vencedores também serão premiados com tablets, conforme já vinha sendo feito nas três edições anteriores. A divulgação da lista com o nome dos alunos premiados será publicada no dia 3 de dezembro.
Participam do concurso, conforme a ABCP, cerca de 10 mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares nos três municípios, envolvendo a participação de 53 estabelecimentos educacionais, a confecção e elaboração de mais de três mil trabalhos e a participação de cerca de 300 professores na orientação dos trabalhos. Segundo organização do evento, é importante ler o regulamento e adicionar a fan page do concurso: www.facebook.com/ivferia.desustentabilidade, que publica o regulamento, dá dicas, vídeos e textos informativos.
– Os estudantes são estimulados, através da leitura, da pesquisa e da criação de trabalhos, a desenvolver conceitos práticos sobre desenvolvimento sustentável durante o concurso – explica Mário William Esper, diretor de Relações Institucionais da ABCP.