“Ao despertar cada um se identifica, a criança se antecipa, pai vai trabalhar”. Este é um pequeno trecho da música vencedora de um dos Festivais de Música de Segurança, promovido pela Fábrica de Cimento Rio Negro do Grupo Votorantim, com sede em Euclidelândia, no município de Cantagalo.
Esta música, de autoria de Heron Ferreira, e cantada por Mario Celso, foi a grande vencedora do Festival de Música no ano de 1982.
Nos eventos e atividades que as indústrias cimenteiras já promoveram na região, os Festivais de Músicas sobre segurança do Trabalho, promovido pela Fábrica de Cimento Rio Negro, movimentava seus funcionários e familiares, durante semanas, através de ensaios e no dia da apresentação. A fábrica patrocinava os ensaios que já foram realizados em Boa Sorte, no clube da localidade, nos sábados, com a participação dos funcionários que iriam apresentar suas músicas na final do Festival.
Um dos festivais de música, que era promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o tema específico “Segurança do Trabalho”, foi realizado na sede do Cantagalo Esporte Clube. Este Festival foi realizado em 1982.
O Festival de Música sobre Segurança tinha como objetivo principal a conscientização dos funcionários da empresa sobre a prevenção de acidentes no trabalho.
Em uma outra ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Votorantim, presidida pelo já falecido Clóvis Nunes, foi a criação e patrocínio de um programa de rádio sobre o tema segurança do trabalho. Durante 90 dias, a fábrica patrocinou um programa de 30 minutos na então Rádio Musical AM de Cantagalo, de 6h as 6h30, com mensagens, dicas e sugestões de prevenções direcionadas aos funcionários.