O vereador do município de Itaocara, Rafael Figueira, protocolou, no dia 08 de fevereiro, um pedido diretamente ao Executivo Municipal para o retorno do médico de doenças raras João Gabriel Lima Daher ao atendimento público.
“Não há mais tempo de espera, mas sim de ação! Portanto, muito tempo já se perdeu com o cancelamento do ambulatório de doenças raras, ou melhor, muitos cuidados especializados deixaram de ser prestados! Só quem é um portador ou cuidador (família, amigos, profissionais da saúde) de doenças raras sabe o que é ser um raro”, disse o vereador.
O morador de Itaocara Ricardo Pereira também vem fazendo uma campanha nas redes sociais pedindo o retorno do profissional. “O dr. João Gabriel é um médico muito famoso e experiente formado nos Estados Unidos em doenças raras e que atende até mesmo em vários hospitais do Rio de Janeiro“, garante.
O médico trabalhava também no Hospital de Itaocara onde era o único responsável pela emissão de receitas para que seus pacientes tivessem condições de receberem as vacinas do Governo Federal.
O Governo municipal passado o exonerou e com isso seus pacientes estão até o momento correndo o risco de ficarem sem as injeções e os medicamentos.
“Nós estamos lutando muito por sua volta porque sabemos o sofrimento de quem sofre dessas doenças que além de tudo correm o risco de ficarem paralíticas, de morte além das dores”, afirmou Ricardo Pereira.
Uma outra moradora da cidade de Itaocara colocou seu desabafo nas redes sociais.
“Sr. prefeito de Itaocara, até quando vamos ficar sem o geneticista que sempre fez um excelente trabalho e é um excelente profissional? Eu estou com meu filho precisando de consultas e exames, e sem as medicações feita pelo geneticista que cuida da saúde dele desde 2014. Um tratamento interrompido, a saúde dele se agravando cada dia que se passa. Com toda certeza o senhor não tem um portador de doenças raras em sua família. Estamos dentro da campanha para conscientizar a população da importância dos cuidados que um portador de doenças raras necessita. E aqui estamos nós sem o principal geneticista. Você, gestor atual, e parlamentares sabem o significado deste laço? Eu não estou falando de um adulto, mas sim de uma criança“, desabafou a mãe desesperada Darleia Moura dos Santos, em seu Facebook.