Objetivo é dar assistência à população
A Guarda Municipal de Nova Friburgo, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Urbana, começou, no último dia 3 de dezembro, uma operação de segurança para esse período de fim de ano e de festas, com o objetivo de apoiar a Polícia Militar (PM) nas rondas pelos centros comerciais da cidade. Segundo relatou o coronel Claudecir Ribeiro da Silva, subsecretário de Ordem Urbana, o intuito é prevenir, coibir possíveis delitos que são praticados durante as festas natalinas, devido ao grande aumento no fluxo de pessoas em direção às compras. Por isso, duplas de guardas municipais começaram as rondas em vários pontos de toda a cidade.
– Duplas da guarda farão a ronda em toda a avenida, nos dois lados da rua, no trecho da Moisés Amélio até a Praça Getúlio Vargas – afirmou Claudecir Ribeiro. Guarnições da Rotam (Ronda Tática Municipal), por outro lado, fazem a ronda da Praça Dermeval Barbosa Moreira até a Praça do Suspiro, da Praça Marcílio Dias, do Paissandu, até a Praça 1º de Maio, em Olaria, além de Conselheiro Paulino, nas proximidades da Praça Lafayete Bravo Filho.
Claudecir Ribeiro salientou que todo esse planejamento estratégico, em conjunto com o 11º Batalhão do Polícia Militar de Nova Friburgo, foi criteriosamente pensado no que se refere ao tempo de deslocamento das equipes da GM e da Rotam e, também, quanto ao campo de visão. Mas o trabalho da GM acaba indo além do fator segurança. Todos os guardas foram instruídos a prestar assistência à população, num trabalho de aproximação e que faz parte de uma política de treinamento policial de padrão internacional. Todo o trabalho da GM é supervisionado pelo fiscal do dia, pelo secretário Hudson Aguiar e pelo subsecretário Claudecir Ribeiro.