Grupo de jovens de Cordeiro criou o grupo ‘Os Matutos’, liderado por Tadeu Santinho
O grupo ‘Os Matutos’ surgiu em 2002, quando alguns integrantes da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense resolveram se reunir para tocar um repertório de choro. Para aprimorar a linguagem no gênero, os integrantes do grupo começaram a frequentar a Escola Portátil de Música, escola de choro coordenada por Pedro Aragão, Luciana Rabello e Maurício Carrilho, e que tem como professores alguns dos principais nomes da música instrumental brasileira contemporânea.
Com o nome inspirado no tango ‘Matuto’, de Ernesto Nazareth, o grupo começou a fazer apresentações na Região Serrana. Em paralelo, buscando ampliar o repertório, o grupo iniciou um trabalho de pesquisa por partituras nos arquivos de bandas e de fazendas do interior do estado.
Como resultado desse trabalho, o grupo recebeu o certificado ‘Cultura Nota 10’, do Governo do Estado. Além das pesquisas, ‘Os Matutos’ começaram a fazer apresentações em escolas e dar aulas em bairros carentes de Cordeiro. Com isso, o grupo também recebeu a chancela cultural da Unesco.
Em 2005, ‘Os Matutos’ gravaram o CD ‘Meninos de Cordeiro’, que reuniu composições próprias e músicas recuperadas através das pesquisas. Com o álbum, foram indicados em duas categorias ao Prêmio Rival-BR de Música Brasileira – Melhor Grupo Instrumental e Prêmio Aclamação. Em 2010, receberam outra indicação, desta vez ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
O grupo vem fazendo shows nos principais palcos do Rio de Janeiro. Já foram convidados para tocar em programas de rádio e TV e se apresentaram para o ex-presidente Lula, em Brasília. Já participaram do programa da Xuxa e da Fátima Bernardes, ambos da Rede Globo.