Para garantir que as exigências sejam cumpridas ao longo do ano, haverá outra fiscalização após o início das aulas, que está prevista para o dia 18 de fevereiro. De acordo com o secretário Roberto Robadey Júnior, essa fiscalização acontecerá nas escolas sem data marcada.
O objetivo da secretaria é preservar a vida e a segurança dos jovens e crianças que utilizam esse tipo de transporte. Por isso, o secretário acompanhou o início da licitação das empresas de transporte escolar e falou sobre a responsabilidade do motorista em relação à segurança de cada aluno transportado. Robadey ressaltou, ainda, que todas as empresas devem se encaixar nos padrões de segurança exigidos.
O presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Jorge Braz Cardoso Ferreira, ressaltou que é muito importante que a fiscalização ocorra durante a vigência do contrato, para garantir que as exigências do edital de licitação sejam cumpridas ao longo do ano e não apenas durante o processo licitatório.
A Secretaria de Defesa Civil e Trânsito conta, ainda, com apoio da população, pais de alunos, professores e funcionários das escolas, que podem contribuir com a fiscalização, comunicando alguma irregularidade observada a qualquer momento.