Tradicional, evento também conta com participação do cantor Martinho da Vila
A Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu mais um Encontro de Folias de Reis, que chega à sua 38ª edição em pleno vigor e atraindo um grande número de turistas, ávidos a conhecer um pouco mais da tradição cultural bibarrense e da região.
Conforme manda a tradição, o encontro foi realizado na Praça Governador Portela, no Centro Histórico da cidade, em meio aos casarios que remontam o período do Brasil colonial, época em que os portugueses trouxeram para o País a tradição das folias de reis, que se misturaram aos costumes locais.
Para a Secretaria de Cultura e Turismo, foi de fundamental importância a participação especial do professor Domingos de Oliveira Calvo, o Mingo Calvo, como é mais conhecido, profundo conhecedor das tradições do reisado e que atuou diretamente na organização do encontro, dando um amplo suporte para o setor de cultura.
Contando com apoio direto da chefe do Departamento de Cultura e Turismo, Suelene Delgado, o encontro, que reuniu 51 folias, segundo avaliou o secretário Ailton Táboas, transcorreu com pleno sucesso.
Segundo Táboas, para o próximo ano a secretaria irá apresentar ao prefeito um projeto de dinamização cultural do encontro, reservando o sábado para apresentação de outras manifestações culturais de Duas Barras e região, como, por exemplo, os grupos de mineiro-pau, calango, lera, sanfoneiros, seresteiros, violeiros, entre outros, culminando com um grande bailão na Praça da Matriz, no Centro, aberto a todo o povo, o que pode contribuir para atrair mais turistas à cidade.
Ainda de acordo com o secretário, a ideia é continuar dando total apoio às folias, em especial os grupos que são de Duas Barras. Isso deverá ser feito em parceria com a Associação das Folias de Reis, atualmente presidida por Wilson dos Santos, que vem realizando um importante trabalho de união e conscientização dos grupos do município. Com os recursos disponíveis, será possível realizar a compra de novos uniformes para as folias, instrumentos musicais e outras ações de interesse dos grupos devidamente organizados, documentados e registrados junto à associação.
Para o prefeito Alex Rodrigues (PMDB), os resultados positivos do encontro foram resultado de um amplo trabalho previamente realizado pela secretaria. “Esse trabalho garantiu a distribuição de mais de três mil refeições, entre almoço e jantar, humanizando, ainda mais, o encontro e diminuindo o custo das apresentações. Também conseguimos garantir a entrega do certificado de participação e da foto oficial do encontro anterior para cada folia, bem como a liberação de uma ajuda de custo de R$ 250 como forma de apoio para cada grupo. Além disso, abrimos espaço para montagem de várias barracas, disponibilizamos banheiros químicos, instalamos arquibancadas e toldos para oferecer mais conforto ao público que prestigiou o encontro. Diante disso e da grandeza do evento, que reuniu centenas de pessoas na cidade e atraiu um grande número de turistas, acredito que o encontro deste ano foi um grande sucesso, mas que precisa continuar melhorando ainda mais”, concluiu.
Martinho da Vila marca presença no encontro
Mantendo a tradição de sempre marcar presença nos encontros de folias realizados em Duas Barras, o consagrado cantor e compositor bibarrense Martinho da Vila, mais uma vez, abriu espaço em sua agenda para prestigiar o evento, fazendo jus à sua condição de folião e reiseiro herdada de seus pais e familiares. Apesar do pouco tempo que permaneceu no evento, ele afirmou que “essa é uma das festas que acontecem em Duas Barras de que mais gosto e faço questão de participar, afinal de contas é uma festa realizada para o povo mais humilde, onde religiosidade popular e tradição ficam mais evidentes. Gosto de ver o movimento, apreciar a cantoria, observar os palhaços, que, em seus desafios, dizem versos rimados com muita irreverência e alegria. A festa fala por si e acontece em clima de muita alegria e simplicidade”, arrematou.
CANTAGALO – Em Cantagalo, o encontro de folias, que foi transferido de dezembro de 2012 para este mês, agora só será realizado no final do ano. A decisão foi tomada pela Associação de Folias de Reis de Cantagalo (AFRC) e comunicada semana passada ao secretário de Cultura, Gildomar Bard da Silveira, durante reunião. Segundo a diretoria da AFRC, há muitos compromissos e eventos assumidos pelas folias neste período.