No último dia 16 de janeiro, o secretário de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo, Roberto Robadey Júnior; o diretor de Defesa Civil, Alessandro do Nascimento; e o servidor Jacy Batista estiveram na Usina Hidrelétrica (UHE) Ilha dos Pombos, em Porto Velho do Cunha, distrito de Carmo, que está em operação desde 1923 e pertence à Light. No local, se reuniram com o gerente da unidade, Marcus Vinícius dos Santos.
O objetivo da visita foi firmar a parceria entre a direção da hidrelétrica e a secretaria e reforçar a importância do monitoramento do rio feito na Ilha dos Pombos, tendo em vista que uma grande cheia pode atingir diretamente o quarto distrito de Cantagalo, São Sebastião do Paraíba, que conta com cerca de mil habitantes, conforme Censo de 2010.
O Rio Paraíba do Sul é monitorado desde São Paulo até a represa de Carmo em tempo real. Os técnicos sabem que as chuvas em Resende, no Sul do estado (onde a Light mantém a UHE de Funil), levam 20 horas para chegar a Volta Redonda, também no Sul do estado. De Volta Redonda a Sapucaia, são mais 20 horas e, de Sapucaia à Ilha dos Pombos, 4 horas. Com essas informações, é possível saber, com boa segurança e antecedência de até 24 horas, o nível de água que o rio pode atingir e prever a inundação do distrito, permitindo a realização de ações preventivas para que a população não seja prejudicada.
Durante a visita, a equipe da Defesa Civil conheceu as dependências da UHE Ilha dos Pombos e todo o funcionamento da geração da energia elétrica, que é distribuída para todo o País.
O monitoramento do Rio Paraíba do Sul faz parte do Plano Verão da Defesa Civil – plano de contingência específico para a estação chuvosa – que prevê ações a serem realizadas no período de maior intensidade das chuvas para evitar maiores consequências e minimizar os efeitos de eventuais desastres naturais no município.