O secretário de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo, Roberto Robadey Júnior, e o diretor de Defesa Civil, Alessandro do Nascimento, estiveram na fábrica de cimento Lafarge, na última quinta-feira, 31 de janeiro. A ida à fábrica faz parte do cronograma de visitas da secretaria. Robadey e Nascimento foram recebidos pelo gerente geral da fábrica, Marcelo Miranda, e pelo gerente de Controle e Performance, Manoel Ramos. Durante a reunião foi discutida a importância da integração entre a Lafarge e a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT).
Entre os assuntos pautados, Robadey ressaltou a importância de uma parceria e sugeriu que fosse feito um Plano de Ajuda Mútua (PAM), que consiste em um trabalho em conjunto de preparação de pessoal e formação para a atuação em situações de emergência.
Marcelo Miranda se comprometeu a estudar a proposta de aderir ao PAM e falou sobre a importância dessa aproximação para a fábrica e, principalmente, para a população cantagalense.
Roberto Robadey ressaltou que, em situações de fogo em vegetação próximo à Lafarge, a empresa tem sido fundamental com o trabalho da brigada de incêndio, que, muitas vezes, controlou a situação, liberando equipes do Corpo de Bombeiros para outros eventos.
O secretário lembrou, ainda, que é importante manter uma interação também em relação ao manuseio de produtos perigosos e, principalmente, em casos de acidentes.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito prevê que outras cimenteiras e instituições, como o Corpo de Bombeiros, também façam parte do PAM. Ao longo do mês, serão realizadas outras reuniões para discutir a implementação do plano, que tem como principal objetivo manter a segurança e a qualidade de vida dos cantagalenses.