Na abertura do evento, a presidente da Firjan Regional (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro na região), Nelci Layola Porto, comentou o fato de os mercados estarem cada vez mais competitivos. “Inovação é a mola mestra que vai nos manter no mercado, é o caminho”, disse.
– No início, tínhamos projetos apenas em grandes centros do Rio de Janeiro. Hoje, a Faperj tem projetos em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. São mais de 1,3 mil projetos apoiados e R$ 184 milhões investidos em inovação – declarou o palestrante, Rex Nazaré Alves, diretor de Tecnologia da Faperj.
– Escolhemos Nova Friburgo para lançamento do edital, devido ao apreço e ao interesse em desenvolver essa região. Essa é a primeira vez que o lançamento é feito fora da sede – afirmou o especialista em Projetos Tecnológicos da Firjan, Fabiano Gallindo. Os dois detalharam para os presentes o modo de funcionamento do edital e os tipos de projetos que podem ser apresentados.
O empresário Carlos Eduardo de Lima, da Suspiro Íntimo, é um dos que obteve apoio da Faperj para o desenvolvimento de produtos. “Foi com o apoio tecnológico que lançamos um sutiã para mulheres mastectomizadas. Com isso, conseguimos entrar em um mercado novo, o de lingerie medicinal”, afirma o empresário, que, em breve, entrará com um novo projeto no edital. Outros empresários da região também já tiveram projetos contemplados pela Faperj.
O prazo para submissão de proposta, que começou em 31 de janeiro, vai até 21 de março. A Firjan Regional promoverá em Nova Friburgo, no dia 7 de março, um workshop com o Núcleo de Inovação do Sistema Firjan para orientar os empresários na redação e apresentação dos projetos. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone (21) 2563-4390 e falar com o Núcleo de Inovação da Firjan. O site da Faperj é www.faperj.br.
Na ocasião, também foi apresentado aos empresários o Programa Sebraetec, que é mais uma ferramenta de auxílio aos empreendedores da região. O lançamento do edital em Nova Friburgo foi parte da Caravana Tecnológica, realizada anualmente pelo Sistema Firjan em todo o estado.