O “9” deverá ser discado antes de cada número de celular do estado
A partir de 27 de outubro deste ano, os aparelhos de celular no estado do Rio de Janeiro (códigos DDD 21, 22 e 24) vão ganhar o nono dígito, a exemplo do que já ocorreu no estado de São Paulo. A informação é da própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), conforme publicação no Diário Oficial da União do dia 31 de janeiro. Isto significa que, a partir dessa data (27 de outubro de 2013), todas as ligações para celulares no estado do Rio de Janeiro deverão ser realizadas com o dígito “9” na frente de cada número. Para ficar mais fácil, é só considerar cada número atual com o “9” na frente dos oito números da linha.
Até outubro do ano passado, a previsão da Anatel era de que as mudanças no estado do Rio de Janeiro só ocorressem em 2014, mas a agência estatal resolveu antecipar a alteração para o final deste ano. Conforme a Anatel, as ligações para celulares terão que incluir o “9” na frente da cada número, mesmo que seja realizada através de um telefone fixo.
Ainda segundo a Anatel, haverá um período de adaptação após o início da vigência da nova medida, em que as ligações sem o nono dígito serão completadas. Uma mensagem de voz vai orientar as pessoas sobre a nova forma de discagem. Depois desse prazo, as chamadas sem o nono dígito não vão ser mais possíveis de serem realizadas.