Citando nome por nome cada um dos 11 vereadores, o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), abriu seu discurso, no dia 19 de fevereiro, na Câmara Municipal. Sua participação foi a convite da presidente do poder Legislativo, vereadora Renata Huguenin (PSC), já que se tratava da primeira sessão ordinária de 2013.
– Queremos ser fiscalizados por vocês, que serão o fiel da balança. É um orgulho para nós podermos contar com o auxílio de todos vocês, mesmo desempenhando a tarefa fiscalizadora, já que almejamos transparência e seriedade total – destacou o prefeito no uso da Tribuna Livre.
Propostas
O vereador Zé da Uta (PSL), de Cantagalo, encaminhou uma série de propostas ao Poder Executivo neste início de mandato.
Entre as sugestões, estão: reajuste da tabela de diárias e reavaliação do percentual de insalubridade dos servidores; instalação de academias ao ar livre; reforma e ampliação do Estádio Municipal Nélson Heleno Jucá; e a construção de um ginásio poliesportivo no bairro São José, ao lado do estádio municipal.
Cantagalo nunca fez
Um fato curioso. Cantagalo nunca aproveitou um vereador para assumir cargo de secretário municipal. Nos últimos 30 anos, os prefeitos nunca chamaram um vereador para assumir cargo de secretário para dar chance para que um suplente assuma a vaga de no Legislativo.
Normalmente, o Executivo convoca vereadores para cargos na Prefeitura. Recentemente, no município de Cordeiro, dois vereadores estão sendo nomeados secretários.
Novos vereadores em Cordeiro
A primeira sessão legislativa da Câmara de Cordeiro, no dia 18 de fevereiro, deu posse aos novos vereadores Furtuoso de Fátima da Conceição Lopes (PMDB) e Isaías Queiroz Mota (PV). Eles assumiram a vaga de vereador devido ao afastamento de Jáder Maranhão (PT) e Marcelo Sardinha (PMDB), que assumiram secretarias municipais no Governo Municipal. Furtuoso ressaltou a união dos poderes para um município melhor e disse aos presentes que sua intenção é defender o Executivo e honrar, mais uma vez, o mandato de vereador. Furtuoso assume a vaga de Marcelo Sardinha, que passa a ser secretário municipal de Urbanismo. Já Isaías Queiroz assumiu a vaga de Jáder Maranhão, que responde, agora, pela Secretaria Municipal de Obras do município de Cordeiro.
Veto confirmado
Em votação ocorrida no último dia 21 de fevereiro, a Câmara de Nova Friburgo manteve o veto total à lei de autoria do vereador Cláudio Damião (PT), que pretendia que a cobrança da taxa anual de lixo fosse feita separadamente do IPTU. O veto foi dado ainda pelo ex-prefeito Sérgio Xavier (PMDB), em dezembro de 2012, e aguardava análise do plenário do Legislativo. Ele foi mantido por 17 votos a três.
Em Cantagalo
Na segunda sessão ordinária de Cantagalo, o vereador Ciro Fernandes (PR) entregou moção de parabenização à diretoria do bloco ‘Filhos do Álcool’, pela participação no carnaval da cidade. Ainda em Cantagalo, o prefeito Saulo Gouvea (PT) enviou ofício informando que o vereador Homerinho da Saúde (PSB) será o líder do governo na Câmara, enquanto Manuela do Paraíba (PHS) a vice-líder.
Vereadores fazem curso na Alerj
O Programa de Formação e Integração dos Vereadores Eleitos, oferecido gratuitamente pela Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj), superou as expectativas já no número de inscritos. O curso, com 120 vagas, recebeu mais de 180 inscrições de parlamentares de 50 câmaras municipais, espalhadas pelos 92 municípios fluminenses. As Câmaras do Rio, de Iguaba Grande e de Duque de Caxias lideram em número de parlamentares interessados, com 11 cada uma. Em seguida, aparece Cordeiro, com dez, enquanto Mangaratiba e São João da Barra inscreveram, cada uma, nove vereadores. São José do Vale do Rio Preto fez oito inscrições, e Mendes, Valença, Quissamã e Teresópolis aparecem com sete parlamentares.