Reivindicação foi levada ao secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), junto aos demais prefeitos da Região Serrana, recebeu o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, no auditório do Sesc da cidade. O secretário de Segurança Pública, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Costa Filho, e a chefe geral da Polícia Civil, Marta Rocha, entre outros representantes de vários órgãos de segurança, compareceram ao município com o intuito de ouvir as demandas da população.
Rogério Cabral aproveitou para fazer algumas reivindicações, como o aumento de, pelo menos, 150 homens da Polícia Militar para o município, repatriando principalmente os friburguenses que trabalham em outras regiões, e dois postos policiais, um na chegada e outro na saída de Nova Friburgo. “Hoje, temos mais de 100 policiais de Nova Friburgo que fizeram o concurso e estão trabalhando no Rio, com um desejo enorme de voltar para a nossa cidade”, disse o prefeito.
– Estamos começando a visitar alguns municípios que têm ao seu redor outros municípios com conselhos de segurança. A ideia é vir prestigiar o Conselho Municipal de Segurança, mas, sobretudo, falar com o Executivo, com a municipalidade e com a população de uma maneira direta, no sentindo de ouvir as demandas e o que eles esperam da Secretaria Estadual de Segurança Pública, do secretário, do chefe de polícia, do comandante geral, etc. – revelou José Mariano Beltrame.
A chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, destacou a importância da interação entre as polícias para um trabalho efetivo em relação à segurança. Citou o orgulho da corporação por ter, em Nova Friburgo, uma delegada como vice-prefeita.
Para Grace Arruda (PMDB), vice-prefeita e secretária de Governo de Nova Friburgo, estreitar as relações com o comando dos órgãos de proteção é primordial para construirmos um sentimento de segurança no povo friburguense. “Nova Friburgo é considerada uma cidade segura e, assim, trabalharemos para que, a cada dia, esse sentimento seja reforçado”, destacou.
Para o comandante geral da Polícia Militar, Costa Filho, o pedido será, sim, atendido, mas em partes. Segundo ele, Nova Friburgo receberá o auxílio de 150 homens, mas divididos em três plantões, ou seja, 50 por dia. “Devemos fazer também a Companhia Escola, onde os policiais que vão estudar e se formar aqui ajudarão os efetivos nos fins de semana”, sugeriu.
José Mariano Beltrame elogiou a segurança pública do município, mas disse que não pode haver relaxamento. “Se nós compararmos os municípios da Região Serrana com a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aqui a segurança está muito bem. Mas temos que estar sempre vigiando, buscando sempre nos antecipar a qualquer problema que possa acontecer, muita investigação e muita inteligência para evitar que o estado da ordem das coisas mude”, ponderou o secretário.
O prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes (PSDB), também reivindicou a construção de Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) na localidade de Tapera, distrito do município. “Temos que reconhecer que a nova política implantada no estado dá mais segurança, mais é preciso um aumento de efetivo em nossa cidade, que é Trajano de Moraes, principalmente na região do quarto distrito que abrange a localidade de Tapera, que é uma região que tem diversas alternativas de saídas e principalmente tem acesso direto e aberto para a grande cidade de Macaé”, disse Carlinhos Gomes.
Em suas explicações para os colegas presentes, Carlinhos Gomes disse que está muito preocupado com o tema segurança em seu município e que vai apresentar um projeto às autoridades estaduais visando contratar policiais de folga para realizarem serviços em forma de plantões no interior da cidade. Na sua visão, esta será a saída enquanto o Estado não instala unidades de DPO no interior. “Existe um processo em que temos que enviar projetos ao estado, requerendo unidade de policiamento ostensivo para o município e já estamos remetendo o nosso para o secretário estadual de Segurança Pública, José Maria Beltrame”, informou Carlinhos Gomes.