Secretários de Esporte se reúnem em Cantagalo e discutem o tema
Secretários e assessores de Esporte dos municípios componentes das regiões Noroeste e Centro-Norte do estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos pela segunda vez este ano. O segundo encontro foi realizado na tarde do último dia 21 de fevereiro, em Cantagalo, quando os participantes deram sequência às discussões iniciadas no primeiro contato, ocorrido em 24 de janeiro, em Santo Antônio de Pádua.
Realizado no auditório da Prefeitura, anexo à Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito, o evento reuniu representantes, além de Cantagalo, dos municípios de Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Santo Antônio de Pádua, Aperibé e São Fidélis. Além do vice-prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro (PCdoB), também esteve presente o vereador Sebastião Cesário Carvalho, o Tião Carne Seca (PSB), de Cantagalo.
Na abertura, o secretário de Turismo, Esportes, Certames e Lazer de Cantagalo, Raphael Jevaux, destacou a necessidade da união dos municípios para garantir mais investimentos na área esportiva. “Quando se trabalha junto, se obtém muito mais resultados. Por isso, quero parabenizar a iniciativa e dizer que Cantagalo está engajado nessa luta, que é de todos nós”, disse, parabenizando, também, ao secretário de Esportes de Aperibé, Marcos Retamero, que foi convidado a compor a mesa de abertura, pela iniciativa do encontro, que une os secretários em torno de objetivos que são comuns a todos os municípios.
O prefeito Saulo Gouvea (PT), que estava em viagem de trabalho, foi representado pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Giron. “Quero, em nome do prefeito, dar as boas-vindas a todos vocês, desejar uma tarde proveitosa de discussão e trabalho e reafirmar o compromisso do nosso município com as decisões que esses encontros democráticos tomarem. Isso mostra o quanto nossos governantes e representantes da sociedade estão amadurecendo, pois a união é que nos levará a grandes conquistas em todos os setores”, destacou.
O assessor de Esportes de Cantagalo, Manoel Eurico Miranda da Silva, também reforçou a necessidade do esforço concentrado para trazer aos municípios investimentos que, nem sempre, são conseguidos de forma isolada ou contando apenas com os parcos recursos próprios das prefeituras. Também participou da mesa de abertura o diretor de Certames e Lazer da Prefeitura de Cantagalo, Janílson Meirelles, e o palestrante e principal convidado, Rogério de Assis, assessor de Integração Executiva da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), órgão da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer.
Rogério de Assis aproveitou o encontro para destacar vários temas que são considerados de relevância para os municípios, como a melhora da qualidade do esporte amador nos municípios; o legado que será deixado aos municípios após a copa, as olimpíadas e outros eventos de grande vulto; as metas planejadas para o esporte em cada município; as políticas sociais esportivas desenvolvidas em cada município e que poderão ser apoiadas pelos governos federal e estadual; e as ações sociais esportivas que poderão ser desenvolvidas em conjunto para que o esporte nas duas regiões (Noroeste e Centro-Norte) seja mais competitivo, entre outros assuntos.
Um dos destaques da palestra foi a necessidade da apresentação de projetos. “Não adianta tentarmos recursos, sejam estadual ou federal, sem que haja bons projetos. É necessário que as secretarias elaborem projetos de relevância, com destaque às atividades esportivas educacionais, já que educação e esporte não são apenas jargões para enfeitar discursos, mas práticas essenciais e necessidades reais. Se houver projetos sérios, que também poderão envolver e beneficiar os membros da terceira idade, fica muito mais fácil conseguir recursos externos para a execução”, afirmou Assis. Ele também chamou a atenção para que os projetos sejam elaborados em acordo ao que prevê a chamada Lei Pelé (lei federal nº 9.615/1998), que institui as normas gerais sobre desportos no País.