Educação de Duas Barras inicia atividades com palestras de juíza e escritor

Abertura do ano letivo mobilizou e envolveu os professores

Com o objetivo de marcar o início de suas atividades no setor de educação, a Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Educação, reuniu, recentemente, no Ginásio de Esportes Sebastião José dos Santos, no Centro da cidade, toda sua equipe de trabalho da rede municipal de ensino.

A secretária municipal de Educação, Albertina Wermelinger, agradeceu ao prefeito Alex Rodrigues (PMDB) pela confiança depositada na escolha do seu nome para conduzir a secretaria, que tem como meta a implementação de uma política educacional voltada à qualidade do ensino e à valorização dos profissionais que atuam na rede municipal.

Segundo Albertina Wermelinger, a missão do educador é desafiadora no mundo atual, que vive em constante transformação. “Por isso, é preciso estar atento para vencer esses desafios através da busca persistente do conhecimento, utilizando as tecnologias modernas que estão ao nosso alcance. O mundo tecnológico pode ser um importante aliado, sem deixar de lado a dimensão humana do conhecimento, onde os alunos devem ser vistos não como espaço para “depósitos do saber”, mas como construtores do conhecimento que leve a uma transformação integral do ser humano, onde crescimento pessoal e comunitário sejam considerados em todo o processo do aprendizado. Imbuídos deste espírito, é possível pensar em uma educação pública de qualidade e que leve em consideração a valorização de todos os profissionais envolvidos neste setor”, destacou a secretária no discurso, que marcou a abertura do ano letivo no município.

Para ajudar no processo de reflexão dos novos desafios da educação municipal, a Secretaria de Educação contou com a participação especial da juíza da Vara Única de Duas Barras, Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk, que proferiu palestra sob o tema ‘Ética como Princípio Fundamental da Constituição Pessoal e Profissional’.

Durante a palestra, a magistrada, usando uma linguagem informal, destacou a importância do compromisso de todos, e de cada um, com uma constante postura ética, que deve nortear a vida no dia a dia. “Apesar dos poucos exemplos ao nosso redor por parte de nossas autoridades e lideranças, a escola deve desempenhar um importante papel na formação de uma nova consciência ética, envolvendo os alunos e, consequente, suas famílias. A transformação e criação de uma nova sociedade onde a ética mereça destaque depende de cada um de nós”, destacou a magistrada.

Por sua vez, o escritor Luiz Cláudio Oliveira, que proferiu a segunda palestra, sob o tema ‘Ensino e as Múltiplas Possibilidades do Aprender’, buscou envolver os participantes com dinâmicas, músicas e bastante movimento com a proposta de tirar cada um de sua chamada área de conforto e segurança.

Durante todo o tempo, o palestrante conseguiu envolver e mobilizar os profissionais de ensino. “O processo educativo acontece de forma dinâmica quando me disponho a buscar o conhecimento e a enfrentar os desafios à minha volta. O medo impede os avanços e trava a busca e descoberta do conhecimento”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email