Defesa Civil trajanense passa a monitorar o clima em tempo real

Estação meteorológica foi instalada no Centro da cidade e revela dados 24 horas por dia

Em Trajano de Moraes, a Defesa Civil Municipal, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), passa a monitorar, 24 horas por dia, todo o município através de uma estação meteorológica estrategicamente instalada no Centro da cidade. A medida passa, agora, a fornecer, em tempo real, dados como posição de nuvens, velocidade e direção do vento, índice pluviométrico e umidade relativa do ar.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Paulo Sérgio Ribeiro, a parceria só foi firmada graças ao empenho do prefeito Carlinhos Gomes (PSDB),  que pediu que o órgão municipal não medisse esforços para investimentos na implantação do importante sistema digital de monitoramento climático. Ribeiro disse que, agora, o tempo de respostas aos temporais será previsto com muito mais antecedência, o que dará mais segurança aos moradores.

A Defesa Civil também adquiriu, recentemente, aparelhos de rádio em comunicação de longo alcance. Quando, por alguma razão, não houver energia elétrica ou sinal de celular, estes equipamentos, distribuídos nas viaturas e também com os agentes em campo, poderá ligar Trajano de Moraes ao Rio de Janeiro, que é a base estadual das defesas Civis. “Este benefício é uma parceria com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e vai dar tranquilidade ao nosso município em caso de grandes desastres ambientais”, explicou, alertando que a parceria dos trajanenses Ângelo Zago e Glauco Moraes foi importante no processo de recebimento dos equipamentos de prevenção climatológica.

Trajano de Moraes, recentemente, num período de quatro anos, passou por cinco situações emergenciais, quando deslizamentos de massa e chuvas torrenciais de granizo destruíram centenas de residências e estradas vicinais, além de terem provocado alagamentos que levaram grandes destruições ao setor agrícola, deixando um rastro de destruições nas estradas da zona rural. Nessas ocasiões, os governos estadual e federal reconheceram a situação de  emergência do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email