Projeto Cambucás e Fazenda São Clemente levam cambucá à TV

Em fevereiro deste ano, a Fazenda São Clemente recebeu a visita de uma equipe de reportagem da InterTV Serramar, afiliada da Rede Globo, para gravação de uma matéria sobre o cambucá (cambucazeiro, de nome científico plinea edullis), árvore símbolo de Cantagalo.

Estiveram presentes à gravação a coordenadora do Projeto Cambucás, do Colégio Euclides da Cunha, em Cantagalo, Fabiana Figueira Corrêa; o secretário de Meio Ambiente de Cantagalo, Gustavo Neder Gomes Pinto; o gestor ambiental José Guilherme Salgado, também funcionário da Secretaria de Meio Ambiente; e a estudante de direito Thaís Cosendey Campanate. Gustavo, José Guilherme e Thaís foram alunos integrantes do Projeto Cambucás em diferentes fases de sua atuação.

Com o objetivo de filmar pés de cambucás em frutificação para a produção de uma matéria a ser veiculada nos programas Globo Rural e InterTV Rural, ambos da emissora Rede Globo, a equipe visitou duas propriedades no município de Cantagalo, um sítio na localidade Homero Ecard, propriedade de Sérgio Campanate, e a Fazenda São Clemente, propriedade de Marcello Cardoso Monnerat.

A gravação e posterior veiculação da matéria na TV trouxeram repercussões positivas em relação à valorização de espécies frutíferas nativas da Mata Atlântica, que tornam-se cada vez mais raras no dia de hoje, como é o caso do cambucá.

Árvore de crescimento lento, porém de frutos saborosos, oferece uma importante fonte de alimento para os animais silvestres, o que torna significativa a sua preservação e, quando possível, reintrodução na mata nativa ou em áreas de reflorestamento.

A visita à fazenda São Clemente possibilitou o entrelaçamento de dois significativos projetos desenvolvidos no município, que tem em comum a valorização do patrimônio natural e histórico de Cantagalo: o Projeto Cambucás e o Projeto Fazenda São Clemente. Ambos promovem o compartilhamento de conhecimento, a valorização do ambiente natural e da história do município, focando grande parte de suas ações, presentes e futuras, na comunidade escolar. Na ocasião, a equipe foi recebida pelos funcionários da Fazenda São Clemente, à qual foi oferecido um delicioso suco de cambucá – uma novidade para o paladar de todos os presentes.

Um comentário

  1. Jaime da Silva Braz

    Bom dia !
    No sítio dos meus pais em Engenheiro Paulo de Frontin temos um pezinho de cambucá. Parabéns a todos os envolvidos pela preservação dessa árvore maravilhosa .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email