Com objetivo de esclarecer questionamentos sobre transporte escolar e mostrar o funcionamento da Secretaria de Educação, a secretária de Educação de Bom Jardim, Micheline de Almeida, reuniu-se com os vereadores na Casa da Cultura.
A rede pública municipal de ensino conta com aproximadamente três mil alunos, distribuídos em 17 unidades escolares. “Além de nosso efetivo de professores, estamos admitindo mais 65 que farão parte do quadro do município para atendermos às necessidades de nosso cronograma, que inclui sala de aula, reforço escolar, além de objetivarmos a implantação do turno escolar de sete horas diárias”, explicou Micheline.
Transporte escolar
Quanto ao transporte escolar, a secretária de Educação afirmou aos vereadores de Bom Jardim que as crianças só andarão em veículos que ofereçam segurança. “Quero todas com cinto e, para isso, a empresa que fornecer o transporte escolar terá que estar apta a atender à lei. No primeiro semestre, teremos 32 linhas realizando o transporte, pois os ônibus deverão chegar no segundo semestre, quando teremos a necessidade de colocar 20 linhas, que juntas à frota municipal”, salientou a secretária Micheline.
Sessão solene
A Câmara Municipal de Bom Jardim realizou sessão solene no dia 5 de março, quando o município comemorava 120 anos de emancipação político-administrativa, para entrega de títulos de cidadania e moções de parabenização. Foram entregues 35 títulos de cidadania pelos vereadores de Bom Jardim. Já em Cantagalo, a Câmara Municipal, mais uma vez, não realizou sessão solene no aniversário do município, ocorrido no dia 9 de março. Já faz quatro anos que o município não tem sessão solene.
Vereador visita Administração Distrital
O vereador Zé da Uta (PSL) esteve fazendo uma visita ao Centro Administrativo Cel. Custódio Marques Ferreira, em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, onde se encontrou com o administrador Distrital da Prefeitura, Júlio Vidal. Zé da Uta é natural de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, mas, há vários anos, tem residido no bairro São José, em Cantagalo, onde teve uma votação expressiva nas últimas eleições. Na visão do vereador, o trabalho do Legislativo tem que ser em todo o município. As visitas têm lhe dado subsídios para atuar.
Policiamento
O vereador Anísio do Açougue (PMDB), de Cordeiro, está reclamando da falta de um policiamento mais eficaz nas ruas da cidade. Para o parlamentar, é estranho o fato de terem “sumido” aqueles dois policiais que faziam a ronda a pé. O vereador Mário Araújo (PSD) concordou e disse que foi vítima de violência semana passada, pois teve o som de seu carro furtado, estando o veículo dentro de uma oficina.
Gastos com carnaval
Os vereadores de Cordeiro fizeram requerimento ao Executivo pedindo toda a documentação dos processos licitatórios do carnaval. Os vereadores querem saber os gastos da Prefeitura com todas as atividades realizadas no carnaval, como banheiros químicos, pessoal de apoio e segurança, locução, fotografias, palco, arquibancadas, som de palco e de linha, shows, enfeites e carro de som, entre outras despesas.
Não gostou da prestação de contas
O vereador Amilton Biti (PPS), de Cordeiro, não ficou muito satisfeito com as prestações de contas por parte de algumas entidades no carnaval da cidade. O parlamentar citou como exemplo uma escola de samba que anexou, ao invés de nota fiscal, um recibo como comprovante de despesa de mais de R$ 30 mil. Em aparte, o vereador Mário do Detran (PSD) foi solidário ao seu colega, até mesmo por fazerem parte da mesma comissão. Ele deixou a sugestão de que, no próximo ano, se a escola não estiver apta, que a verba seja liberada, mas destinada ao Hospital Antônio Castro, por exemplo.
Passe para conselheiros tutelares
Passe para os membros do Conselho Tutelar quando estiverem em horário de trabalho. É o que está pedindo o vereador Anísio do Açougue (PMDB), de Cordeiro, bem como a obrigatoriedade de ser feito o ‘teste do olhinho’, juntamente com os demais exames dos recém-nascidos. O “exame do reflexo vermelho”, como é mais conhecido, possibilita detectar problemas precocemente e iniciar o tratamento reduzindo casos de cegueira.