O Centro de Terapia Oncológica (CTO) vem ampliado suas instalações e o investimento em equipamentos modernos para atender melhor e mais rápido seus pacientes, o que tem feito da clínica um ponto de referência no atendimento a pacientes de câncer em todo o estado, inclusive em Minas Gerais. Além de Petrópolis, o centro atende mais 40 cidades.
No último dia 9 de março, foi realizada uma reunião com os secretários de Saúde de vários municípios do estado. O objetivo foi apresentar que Petrópolis tem potencial técnico e profissional para oferecer um atendimento de melhor qualidade para os pacientes.
Os secretários e alguns subsecretários e representantes de Comendador Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Duque de Caxias, Santana do Deserto, Bom Jardim, Sumidouro e Paraíba do Sul estiveram presentes ao evento.
Na reunião, foram apresentadas as informações referentes à modernização dos equipamentos com investimentos em alta tecnologia para aumentar as chances de cura nos pacientes portadores de câncer, bem como uma maquete ilustrando as atividades do Acelerador Linear Elekta, além das atividades da APPO (Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos).
Só de investimento para a construção da casamata de concreto para abrigar o aparelho e as áreas adjacentes, o CTO está investindo cerca de R$ 1 milhão, já os equipamentos, acelerador e os sistemas associados, estão orçados em cerca de US$ 1 milhão.
Alguns equipamentos, como os que serão instalados no CTO, já estão sendo usados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Fora da capital, o CTO é o único centro de radioterapia da Região Serrana, se tornando importante não só para Petrópolis, mas, também, para toda a região. Além de oferecer técnicas de tratamento igual às utilizadas nos grandes centros como IMRT e Centro de Terapia Oncológica Radiocirurgia, a redução das filas será uma realidade com o aumento da nossa capacidade de atendimento.
Para atender pacientes de outras cidades com todo o conforto e tranquilidade, em breve uma casa separada apenas por um portão do CTO será utilizada para hospedagem durante o tratamento. O corpo clínico é especializado e conta com equipe multidisciplinar integrada para as diversas etapas do tratamento: oncologia clínica, radioterapia, hematologia, infectologia, enfermagem oncológica, física médica, farmácia oncológica, psicologia oncológica, clínica de dor, cuidados paliativos e ainda conta com o apoio da clínica médica.