Entrevista: Felipe Erthal e os 100 anos do Superthal (1913-2013)
Este ano, o Superthal, agora uma rede de supermercados que atende a quatro cidades – Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro e Duas Barras – completa 100 anos de fundação.
Nesta entrevista, o JORNAL DA REGIÃO conversa com Luiz Felipe Monnerat Erthal, sócio e diretor executivo do Superthal. Intitulando-se “empresário do ramo varejista”, Erthal é formado em engenharia mecânica possui MBA em varejo. Trabalha há 32 anos no grupo.
Jornal da Região (JR): Como surgiu o Superthal?
Felipe Erthal (FE): A Casa Erthal, sob a razão social Erthal & Irmão, iniciou suas atividades comerciais (venda de tecidos, seda, chapéus, artigos de armarinho, mercearia, ferragens, entre outros) no dia 11 de janeiro de 1913.
JR: Quem foram os fundadores da empresa?
FE: Sete irmãos fundaram a empresa: Dionysio, Ernesto, Virgílio, Alfredo (meu avô), Acylino, Sebastião e Gilberto Erthal.
JR: A empresa sempre esteve com a família?
FE: Desde que empresa foi fundada, sempre esteve com a família Erthal, embora, no decorrer dos anos, tenha trazido para seu quadro sociatário pessoas que não eram da família, mas faziam parte do quadro de funcionários.
JR: Quantos empregos o Superthal gera na região?
FE: A rede de Supermercados Superthal emprega cerca de 250 colaboradores diretos.
JR: O que representa, para os sócios, a empresa chegar aos 100 anos de existência?
FE: A empresa se orgulha de chegar ao seu centenário nas mãos da terceira geração da família, tendo por base sempre muito trabalho, tradição aliada à modernidade e credibilidade, conquistados com a colaboração de funcionários competentes e comprometidos com esses valores.
JR: Quais atividades serão realizadas para comemorar os 100 anos de Superthal?
FE: Atividades diversas, entre elas, sorteios, distribuição de brindes, promoções, brincadeiras.
JR: Durante esse período, alguma história envolvendo funcionários marcou a empresa?
FE: Algo que marcou a empresa de forma positiva, no decorrer destes anos, foi a longevidade do tempo de serviço prestado ao Superthal por inúmeros funcionários. Muitos trabalharam mais de 30 anos e outros continuam conosco há mais de 35 anos.
JR: Que prêmios a rede Superthal ganhou nesses 100 anos de existência?
FE: Apesar de termos recebido vários troféus e diplomas de honra ao mérito no setor de varejo, nosso maior prêmio é ter conquistado a fidelidade de muitos clientes e a satisfação que a eles podemos proporcionar.
JR: Nos últimos anos, temos visto que o Superthal vem investindo em marca própria. Por que e como são fabricados/distribuídos estes produtos? O Superthal tem parceiros na região?
FE: É tendência mundial investir-se em marca própria, fortalecendo parcerias com fornecedores, inclusive da própria região, no intuito de oferecer produtos de qualidade e com diferenciação de preços aos clientes. No Brasil, por exemplo, estão cadastrados aproximadamente 67 mil produtos de marca própria.
JR: Alguma consideração?
FE: O Superthal existe porque muitas pessoas trabalharam em prol de seu desenvolvimento, deixando sua marca, seu estilo e seu amor à empresa. Mas eu tive o prazer de conviver, a partir de 1981, com dois grandes sócios: meu pai, Edgar Erthal e Nilton Erthal. Com eles, aprendi muito, principalmente o trabalho pautado na dignidade, na busca de inovações, mas sempre colocando em pauta um diferencial de bom atendimento e de cooperação entre os colaboradores. Também tenho a lembrar a figura de um sócio e amigo que não faz muito tempo nos deixou: Luiz Antônio Erthal, filho de Nilton Erthal, que entrou para a empresa após o falecimento de seu pai e com quem também trabalhei.