O prefeito esteve conversando com cerca de 50 moradores numa reunião realizada na sede do CAAS, quando informou que a Prefeitura já está realizando as obras de desassoreamento do poço profundo de captação de água existente no bairro, o que vai melhorar consideravelmente o abastecimento de forma emergencial.
Saulo Gouvea também quer que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realize um levantamento rápido sobre o consumo no bairro e se há a necessidade de perfuração de um novo poço – artesiano ou profundo – para reforçar o abastecimento. “Estamos aqui para resolver o problema de vocês, e a questão da água é, no momento, a prioridade apontada por vocês. É assim que vamos trabalhar, ouvindo a comunidade”, disse o prefeito, acrescentando que, na sexta-feira anterior, 22 de março, a Prefeitura enviou um caminhão-pipa de 20 mil litros de água para socorrer a comunidade e que, esta semana, outro caminhão estará na comunidade, enquanto as obras de desassoreamento do poço são realizadas. “Para vocês terem uma ideia, quando fomos procurados, a Prefeitura já havia contratado uma empresa para efetuar esse trabalho, tanto que o pessoal já está trabalhando no local”, explicou Saulo Gouvea.
Aproveitando o encontro com o prefeito, os moradores fizeram outras reivindicações, que foram anotadas e receberam a garantia de que serão atendidas pela Prefeitura, umas rapidamente e outras a médio e longo prazos. Eles solicitaram a limpeza do bairro, que já vai começar assim que a questão licitatória para a contratação de empresa para a limpeza das vias públicas estiver concluída, o que está previsto para a primeira quinzena de abril. Os moradores também reivindicaram um parque infantil ou área semelhante para que as crianças, hoje ociosas, tenham onde brincar. Acertaram, com o prefeito, estudo para a iluminação pública da rua da parte baixa do bairro, e sinal de televisão, atualmente inexistente no bairro, o que o prefeito já levou à Secretaria de Turismo e Esportes, responsável pelo serviço, para levantamento das necessidades e atendimento o mais breve possível.
Saulo Gouvea também contemplou a comunidade do Novo Horizonte com outras boas notícias, entre elas a pavimentação das ruas transversais em breve. “Estamos com recursos federais, através de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), no valor de R$ 850 mil, que vão nos auxiliar em duas frentes de trabalho: uma na ligação entre os bairros São Pedro I e II e a complementação do acesso ao São Pedro II; a outra será aplicada aqui, no Novo Horizonte”, anunciou o prefeito, acrescentando que também há a necessidade de investir mais na recuperação das casas existentes no bairro, algumas sem a menor condição da habitabilidade.
Saulo Gouvea, ao lado do secretário de Saúde, Alan Barros, também anunciou obras de reforma e ampliação, utilizando recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), do subposto de saúde do bairro. Além disso, a unidade, que antes contava com apenas dois médicos por semana – dois clínicos gerais –, agora também já conta com uma pediatra, além de uma enfermeira, que tem acompanhado, também duas vezes semanais, a vida da comunidade.