O prêmio, embora tenha provocado uma grande euforia nos integrantes da Companhia Crias da Casa, responsável pelo espetáculo premiado, não foi nenhuma surpresa, já que a peça, analisada por um corpo de jurados formado por Carlos Augusto Nazareth, Lídia Kosovski, Lúcia Cerrone e Tim Rescala, que assistiram, ano passado, quase cem peças, havia sido indicada em nada menos que nove das dez categorias do prêmio: Cenário (Gabriel Naegele), Figurino (Leonam Thurler), Texto (Gabriel Naegele), Ator (Leonam Thurler), Atriz (Denise Peixoto), Música (Aline Peixoto e Denise Peixoto, com a direção musical), Direção (Gabriel Naegele e Maria Vidal), Produção (Três Marias) e Melhor Espetáculo (Três Marias). A peça só não recebeu indicação na categoria ‘Iluminação’.
De Cantagalo, uma comitiva viajou para prestigiar o anúncio e a entrega dos prêmios, com destaque para o prefeito Saulo Gouvea (PT), acompanhado da primeira-dama Lenora Bittencourt Papelbaum. “Para nós, é um orgulho imenso, pois é um cantagalense que começou sua carreira na própria cidade, com pequenas peças, mas um grande talento, que não podia mesmo se limitar à nossa cidade e região. Gabriel Naegele desponta como um magnífico artista brasileiro, e foi isso o que deu para sentir durante a entrega da premiação. Todos estamos de parabéns, mas quero, especialmente, abraçar ao Gabriel e aos seus pais, o ex-vereador Desidério (Naegele Rodrigues) e a professora Wania (Damacena Naegele), que, inclusive, é servidora da nossa Secretaria Municipal de Educação. É uma alegria imensa para todos nós”, comemorou o prefeito Saulo Gouvea.
O espetáculo gira em torno de uma trupe mambembe formada por três amigos – Antônio Maria (Gabriel Naegele), Zé Maria (Leonam Thurler) e Maria Aparecida (Denise Peixoto) –, que resolve percorrer o mundo contando histórias e vivendo de sua arte. Este é, mais ou menos, o enredo da peça ‘Três Marias’, com texto de Gabriel Naegele. A peça, que encerra sua temporada no Teatro Municipal de Niterói neste domingo, 31 de março, também já passou pelo Teatro dos Quatro, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, e pelo Teatro Imperato, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Com texto leve e muito bem elaborado, conforme publicações da imprensa especializada, a peça, uma obra da Companhia Teatral Crias da Casa, também já foi destaque em reportagem do Vídeo Show, programa da Rede Globo de Televisão.
Gabriel Naegele divide a direção com a atriz Maria Vidal e assina o cenário. Além dos dois, no elenco estão Leonam Thurler, Denise Peixoto e David Lucas. “Para criar esta peça, nos inspiramos no antigo sonho de muitos artistas: o de sair pelo mundo “mambembeando”, contou a atriz Maria Vidal ao caderno Rio Show, do jornal O Globo.