Ação faz parte do programa Desafios Contemporâneos: Oficinas de Artes Visuais
O Ponto de Cultura Sobrado Cultural Rural, em Bom Jardim, está recebendo, desde a última segunda-feira, dia 8, até sexta-feira da semana que vem, 19 de abril, a oficina ‘Fotografia Artesanal: imagens do meu território’, ministrada pelo artista e fotógrafo Cláudio Paolino.
Voltada para jovens com idade entre 13 e 16 anos, a atividade tem por objetivo desenvolver um processo educativo que permita ao participante aprender o processo de captura de imagens através da câmara escura; construir uma máquina fotográfica utilizando material do lixo que possa ser reaproveitado; e, ainda, registrar imagens das cidades do interior e do campo. A oficina faz parte do programa Desafios Contemporâneos: Oficinas de Artes Visuais, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão do Ministério da Cultura, que visa a promover a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas, por meio de conversas, encontros e oficinas, em vários estados brasileiros.
A proposta da oficina é contribuir para a formação de sujeitos críticos e conscientes; democratizar o acesso à produção de imagens; conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável; além de contribuir para a preservação da memória das cidades e do meio rural.
As temáticas dos Desafios Contemporâneos: Oficinas de Artes Visuais incluem movimentos, linguagens e pesquisas artísticas, nas mais variadas interpretações da arte, bem como dos valores a ela relacionados. O programa possibilita, na prática, o diálogo e a troca de conhecimentos no setor artístico, além de interligar diferentes atividades relacionadas ao setor.