‘Choque de ordem’ conscientiza moradores sobre descarte de entulhos

Através de parceria, as secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo realizaram um mutirão pela cidade, dia 16 de abril, em busca de entulhos descartados nas ruas.

O “choque de ordem” atendeu primeiro ao Centro, mas a intenção é chegar a outros bairros e distritos. Durante a ação, acompanhada pelos secretários José Neife (Obras e Serviços Públicos), Gustavo Neder (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Roberto Robadey (Defesa Civil e Trânsito), os entulhos foram devidamente identificados e retirados, com o auxílio de uma máquina retroescavadeira e um caminhão, e os moradores responsáveis notificados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A ação também contou com participação da Guarda Municipal.

O trabalho visa conscientizar e educar a população sobre esse tipo de descarte, cuja retirada não é atribuição da Prefeitura. “Perdemos muito tempo, horas e horas diárias de trabalho, somente com a retirada de entulhos das ruas, uma responsabilidade que cabe ao morador, não à Prefeitura. Esse tipo de material não é caracterizado como lixo doméstico e deve ser devidamente descartado”, disse o secretário  José Neife.

O secretário Gustavo Neder, explicou que, por enquanto, os moradores responsáveis estão sendo notificados, mas que a reincidência será punida com pesadas multas, previstas em legislação própria, como a Lei Municipal nº 944/2009.

– Não adianta descartar esse tipo de material, como computadores velhos, monitores, televisores, celulares, entre outros, nas ruas, pois o caminhão da coleta domiciliar de lixo não recolhe esse tipo de lixo. Agora, através de uma parceria que conseguimos, o lixo eletrônico poderá ser entregue à nossa usina de reciclagem e compostagem de lixo, que será devidamente armazenado e terá uma destinação correta. No entanto, nem a Prefeitura, nem a concessionária de lixo transportará esse material. Isto quer dizer que o próprio responsável deverá levar esse material até a usina, que fica no bairro Novo Horizonte –, explicou Gustavo Neder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email