Como parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura, foi realizada, no último dia 8 de abril, em Bom Jardim, a Reunião Regional Serrana, que contou com a presença dos gestores públicos e agentes culturais de 15 municípios. Representando Cordeiro estiveram presentes o vice-prefeito, Leandro da Autoescola (PCdoB); o secretário de Cultura, Allessandro Concencio; e o diretor da secretaria, José Amaro Mansur Soares.
A reunião foi organizada pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ), em parceria com o Fórum Serrano Público de Cultura e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim, e contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes; da coordenadora do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana, Nara Zeitune; e do coordenador da Equipe do Plano de Cultura, Renato Dantas.
No encontro, foram discutidas diretrizes e estratégias para o desenvolvimento do Plano Estadual de Cultura, com metas voltadas para a Região Serrana, que engloba 15 municípios: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
O Plano Estadual de Cultura determina o planejamento de ações para os próximos dez anos, englobando os planos municipais, através de um sistema de informações e indicadores culturais. Entre as metas definidas está a implantação do Sistema de Cultura em todos os municípios, que prevê a criação do Plano Municipal de Cultura, do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura, no qual Cordeiro se destaca por ter a determinação desse sistema prevista em lei.
Com isso, visando contribuir com as colocações da região perante a Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério de Cultura, o secretário de Cordeiro se colocou à disposição dos demais gestores municipais para auxiliar na implantação do sistema. “Precisamos nos adequar quanto ao sistema municipal, e como Cordeiro está bem adiantado nesse sentido, já tendo previsto em lei esse sistema e iniciado as ações para criação do conselho e do fundo, nos colocamos à disposição dos demais para ajudar nessa implantação”, ressaltou Allessandro Concencio.