Uma indicação da vereadora Célia Curty (PV), aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara de Carmo, pede esforços da Prefeitura para viabilizar um polo do Cederj para o município. A vereadora sugere que o prefeito, junto à Secretaria Municipal de Educação, entre em contato com a Secretaria Estadual de Educação para trazer uma unidade do projeto de ensino superior à distância (semipresencial) para a cidade. Em sua justificativa, a vereadora ainda indicou o prédio da Escola Municipal Antônio Russier como espaço ideal para implantação do projeto no município.
Prefeito e vereadores em café da manhã
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), iniciou uma nova forma de entrosamento com os vereadores. Uma vez por mês, em seu gabinete, ele vai os receber. O primeiro encontro foi realizado no último dia 16 de abril e contou, também, com presença da vice-prefeita Grace Arruda (PMDB).
Nesse primeiro café da manhã, compareceram os vereadores Márcio Damásio (PSD), presidente do Legislativo friburguense, Jacutinga (PRP), Ricardo Figueira (PSDC), Renato Abi-Râmia (PMDB), Alcir Fonseca (PHS), Vanderléia Lima (PRP), Gustavo Barroso (PSD), Luiz Fernando (PDT), Cristiano Huguenin (PSB), Nami Nassif (PSC), Alexandre Cruz (PPS) e Francisco de Barros (PHS).
40 anos da Pestalozzi
O vereador Zé da Uta (PSL) apresentou Moção de Parabenização à Sociedade Pestalozzi de Cantagalo pelos seus 40 anos de atuação no município e pelos “relevantes e imprescindíveis serviços aqui prestados, não só aos cantagalenses, mas, também, aos moradores dos município vizinhos”. Destacou o trabalho e dedicação de Lúcio Bon, incansável na defesa dos interesses da entidade.
Rejeitado
O projeto do Executivo de Cantagalo que concedia aumento para o médico que fosse trabalhar no Estratégia de Saúde da Família em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, foi rejeitado com o voto dos três membros da comissão – Zé da Uta (PSL), Tadeu Leite (PSB) e Tião Carne Seca (PSB). Eles fizeram uma emenda ao projeto para os demais profissionais da saúde do posto também receberem a gratificação.
O mais forte
O homem mais forte do Brasil é também o vereador mais forte, pelo menos quando se fala em força bruta. Marcos Mohai (PSDC) é parlamentar em Peruíbe (SP) e divide a vereança com os treinos para se manter no topo. Em fevereiro deste ano, ele venceu o Campeonato Brasileiro de Strong Man. Marcos é um exemplo da diversidade dos eleitos e de como a fama pode ajudar em uma eleição.
Reforma
A Câmara Municipal de Cantagalo está com quase tudo pronto para a realização da reforma do prédio histórico da sede do Legislativo, que data de 1880 e que está interditado pela ameaça dos cupins. A novidade, segundo a presidente da Casa, vereadora Renata Huguenin (PSC), é que o plenário passará a funcionar no térreo, facilitando o acesso a idosos e portadores de necessidades especiais. Serão investidos R$ 500 mil em recursos próprios.
Justiça do Trabalho
O vereador Zé da Uta (PSL) solicita à Prefeitura de Cantagalo, por meio de requerimento, informações sobre os motivos pelos quais o Posto Avançado da Justiça do Trabalho ainda não foi efetivamente implantado na cidade. Pondera o vereador que o local foi inaugurado em dezembro de 2012, estando portanto o município tendo despesas com aluguel e outros encargos e até o momento as portas continuam fechadas ao público.
Reajuste de 9% aos servidores municipais
Depois de alguma polêmica, a Câmara de Vereadores de São Sebastião do Alto acabou aprovando projeto do Executivo que concede reajuste de 9% aos servidores municipais, a partir de 1º de janeiro deste ano.
A lei 646, de 15 de janeiro de 2013, assinada pelo prefeito Carmod Bastos (PT), beneficiou os servidores efetivos do município, além de ocupantes de cargos comissionados e agentes políticos das administrações direta e indireta do município. A medida foi aplaudida pelo funcionalismo, claro.