Dia 19 de abril, o secretário e o subsecretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, João Paulo Mori e Robson Teixeira, e o tenente-coronel bombeiro Pitaluga, coordenador da Defesa Civil estadual na região, participaram de um encontro com representantes da Jica, agência de cooperação internacional do Japão, no Salão Azul da Prefeitura de Nova Friburgo. Essa equipe esteve na cidade logo após a tragédia climática de janeiro de 2011 e este foi o segundo encontro das duas equipes.
Pitaluga apresentou aos visitantes o Sistema de Defesa Civil no Brasil e no estado do Rio, além de detalhes do desastre ocorrido em 2011. Também foram citados o Sistema de Informações sobre Desastres do Rio de Janeiro, o trabalho para redução e prevenção de desastres, o sistema de alerta-alarme nas comunidades, o envio de mensagens por celular e as unidades de proteção comunitária (UPC), que despertou muito interesse entre os japoneses.
De acordo com Mori, os representantes da Jica visitaram 12 cidades brasileiras para escolher três que participariam de um intercâmbio de conhecimentos sobre desastres naturais. Este foi o segundo grupo a visitar Nova Friburgo, uma das cidades escolhidas. “Estas visitas são muito importantes porque o conhecimento deles, nessa área de desastres, é muito grande e vai ser útil a transferência desses conhecimentos”, atestou Mori. O secretário frisou que o entrosamento das duas partes envolve somente conhecimento.
Pitaluga disse que está sendo passado para os visitantes o que o Estado está fazendo no pós-tragédia, observando que esses fenômenos estão se repetindo com intervalos cada vez menores. “Então, nós temos que trabalhar de forma conjunta – governos federal, estadual e municipal –, rápida e técnica”, disse.