A cidade que conhecemos hoje por Nova Friburgo, também conhecida como a Suíça Brasileira, foi berço do primeiro movimento migratório organizado de europeus não-portugueses para o Brasil. A vinda de imigrantes suíços para a Colônia do Morro Queimado, onde é, hoje, Friburgo, em 1819, abriu precedentes para a vinda de alemães, espanhóis e italianos em seguida, na segunda metade do século XIX. A colonização foi feita livremente, predominando, sempre, a quantidade em detrimento da qualidade, devido à necessidade de muitos braços para os trabalhos na nova terra. Este ano, quando a cidade festeja, nesta quinta-feira, 16 de maio, 195 anos, é reconhecida pelos pontos turísticos.
Pensamento
Se a liberdade significa alguma coisa, será, sobretudo, o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir. (George Orwell)
Em Alta
A lavoura de morangos, em Nova Friburgo, teve a sua comercialização alcançando, no ano passado, a venda de, aproximadamente, 165 mil caixas provenientes de 353 pés da fruta no município. A expectativa é de que seja referência no país.
Em Baixa
O congestionamento que vem ocorrendo nas praças de pedágio em dias de forte movimento no trânsito entre Nova Friburgo e cidades vizinhas. A responsável pela cobrança nos pedágios, a concessionária Rota 116, alega o excesso de veículos no trecho.
Gente de Expressão
Aimée Ubaker Madureira (Nova Friburgo), atriz brasileira reconhecida nas telas de televisão e cinema nacional, é filha do produtor de televisão Sérgio Madureira Campos. Atualmente, está engajada na campanha publicitária em favor do resgate de Nova Friburgo.É uma campanha veiculada em busdoor, que conta com a atriz global Aimée Madureira e o pianista Miguel Proença dando o seu depoimento ‘Nova Friburgo, é pra lá que eu vou’, em frente a uma paisagem maravilhosa do município.
Outras celebridades já estão aderindo e estarão circulando, em breve, levantando a imagem da cidade serrana. Por isso e muito mais, a jovem é, hoje, Gente de Expressão.
Festival de sabores
A gastronomia de Nova Friburgo é conhecida pela diversidade de sabores, sendo um importante atrativo turístico para a cidade. E, para valorizar ainda mais esse traço da cultura friburguense, a Prefeitura de Nova Friburgo incluiu, na programação do Mês das Colônias, o festival ‘Sabores das Nações’. O evento será realizado no período de 11 de maio e 2 de junho.
Prefeito no Maracanã
O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros (PMDB), prestigiou, no dia 24 de abril, o jogo-treino que marcou a reabertura do Estádio do Maracanã, que estava fechado para obras de reforma e adequação para sediar eventos esportivos, como Copa das Confederações e o Mundial de 2014.
O jogo de exibição entre amigos dos ex-jogadores campeões mundiais Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo, contou com a presença de autoridades e dos operários da construção.
O prefeito Paulo Barros assistiu à partida acompanhado pelo chefe de Gabinete da Secretaria estadual de Governo, Affonso Monnerat; pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo; e pelo diretor de Distribuição e Comercialização do Interior da Cedae, Heleno Silva e Souza.
Aniversariante
Bessane Neto, também conhecido como Netinho, festejou mais um aniversário no dia 13 de maio. Fotógrafo carismático, é referência na região dentro de sua área profissional. Amigos e familiares ajudaram a celebrar a data com votos de felicidades.
Agitação
Inúmeras atividades culturais marcarão o 195º ano de Nova Friburgo. Uma série de shows, peças teatrais, concertos, danças típicas e festival gastronômico acontecerão, principalmente entre os dias 16 e 19 de maio, na Praça do Suspiro, no Centro da cidade. A expectativa de público é grande, considerando que terá quatro dias de muito agito, música, dança e alegria.
Bom Jardim
Neste sábado, 18 de maio, às 20h, Paulo Newton Quinteto e seu show ‘Caminhos’, estará se apresentando no Galpão Cultural, em Bom Jardim. No evento também estará à venda o CD ‘Caminhos’, fruto do trabalho do violonista, compositor e arranjador carioca Paulo Newton, que foi membro do Grupo de Choro Os Matutos, de Cordeiro. E todo o quinteto é formado por músicos de notória experiência e excelência musical.