Evento de artes marciais aconteceu dia 19
Domingo passado, 19 de maio, ficou marcado como o dia em que o esporte de Cordeiro deu o pontapé inicial para sua reestruturação. O Ginásio de Esportes Eugênio Tavares, desativado há mais de quatro anos e encontrado em estado de abandono pela atual administração, voltou a ser o centro das atenções do esporte regional, com a realização da Taça Rio de Muay Thai e do 8º Intermunicipal de Kickboxing, que tiveram início às 11 horas e só terminaram com a chegada da noite, recebendo público surpreendente.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer contou com apoio das secretarias integradas e com total aval do prefeito Salomão Lemos Gonçalves (PR), e do vice-prefeito, Leandro da Autoescola (PCdoB), para preparar a infraestrutura do local, viabilizando a realização do evento.
Presente no dia, o vice-prefeito assegurou que esse é o primeiro de muitos outros grandes eventos que virão. “Vamos resgatar o esporte cordeirense, que ficou paralisado por vários anos. Esse é um compromisso assumido ainda em campanha. Confiamos no trabalho da secretária Fanny Moulin, da subsecretária Fabíola Bianchini e da equipe do esporte”, afirmou Leandro.
As lutas aconteceram simultaneamente em um ringue e em um tatame, montados na área da quadra esportiva do ginásio. O público vibrou muito com os duelos, em especial, com os nocautes. No ringue, foram realizadas as modalidades Full Contact, Muay Thai e Low Kick. O tatame foi reservado à modalidade Light Contact.
Marcaram presença delegações de 12 cidades do estado do Rio de Janeiro, além de delegações dos estados de São Paulo e Maranhão. Vários árbitros e atletas profissionais prestigiaram as competições, entre eles a campeã de kickboxing e lutadora de MMA, Roberta Fortes. A realização foi da Confederação Brasileira de Muay Thai e Kickboxing, e da Federação Interestadual de Kickboxing e Artes Marciais (Fikam).
Durante a abertura, o presidente da Fikam, mestre Alexandre Ribeiro, anunciou a realização, em setembro, da disputa de cinturões profissionais em Cordeiro, nas modalidades Muay Thai e Low Kick, para a qual será montada uma estrutura muito maior e na qual vários campeões profissionais colocarão seus títulos em jogo.
Cinco atletas cordeirenses da equipe A.S.K.B., comandados pelo treinador Leonardo Stumpo, um dos organizadores do evento e atual diretor de Esportes da secretaria local, se sagraram campeões em suas categorias. Foram eles: Jorge Wilian, na modalidade Full Contact até 85 Kg; Alan Costa, de 11 anos, no Light Contact; Raquel, de 15 anos, no Light Contact; Rodolfo Dias, campeão absoluto Light Contact – mais de 100 kg – e Lucas Montechiari, de 69 Kg, no Light Contact – Sub 17.
Leonardo Stumpo, por exemplo, participará da competição de setembro, em Cordeiro, do Campeonato Sulamericano, em novembro, em Bagé (RS), e do Mundial de Kickboxing, em Milão, na Itália, de 28 de outubro a 3 de novembro.