Uma reunião na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), com quatro ex-presidentes da entidade, discutiu algumas ações para o desenvolvimento econômico da cidade. Participaram do encontro, os ex-presidente Jorge Nóbrega Richa, o Coquinha, Ubiratan França, o Bira, Célio Figueiredo e o atual presidente da Aciacan, Reginaldo Leite.
A proposta do encontro era para fazer uma reflexão do que vem acontecendo com a economia municipal: fechamento de empresas; vendas para o Poder Público Municipal; realização de uma Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial em Cantagalo; campanhas no comércio conjuntas entre Cantagalo e Cordeiro; eleição dos melhores doano de 2013; o campo de aviação; e uma parceria para viabilizar crescimento econômico para o município.
O jornalista Célio Figueiredo, que já presidiu a Aciacan durante dois mandatos, apresentou alguns números do IBGE, quanto a população de Cantagalo. Em 1980, a população do município era de 19.190, e agora em 2010, esta população continuma praticamente a mesma, ou seja, 19.830.
Outra questão também preocupante é com relação a Cipac, a fábrica de papel, que está com suas atividades paralizadas. Esta empresa gerava mais de 100 empregos na cidade, e com seu fechamento certamente causou grande desemprego na região.
A questão das empresas de Cantagalo venderam para a Prefeitura, principalmente na merenda escolar. Alguns empresários já se manifestaram desinteresse em fornecer para a Municipalidade.
O ex-presidente da Aciacan, e atual assessor de Indústria e Comércio de Cantagalo, Ubiratan França, comentou sobre a implantação do aeroporto de Cantagalo. Informando inclusive que o prefeito Saulo Gouvea esteve em Brasília, verificando a possibilidade do projeto.
Quanto a campanha de Natal, foi sugerido que uma campanha fosse realizado durante 10 meses, não apenas no final do ano, envolvendo as duas cidades. “A campanha de incentivo para incrementar o comércio poderia ser feita em conjunto pela Aciacan e pela Aciacor, sorteando um carro por mês”, sugeriu Célio Figueiredo.
Jorge Nóbrega Richa, Coquinha, que é atual vice-presidente da Aciacan, mas que presiu a entidade durante dois mandatos, informou que o espaço multi-uso, denominado Galos Park, deverá ficar pronto até dezembro deste ano, colocando a a disposição da associação para realizar no local a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cantagalo.
O atual presidente da Aciacan, Reginaldo Leite, demostrou preocupação com o movimento do comércio atualmente. Ele comentou também a questão do fechamento da Inspetoria Estadual em Cantagalo, de que a Aciacan fez várias ações no sentido de sensibilizar o Estado da importância da permanência da instituição na cidade.
Durante a reunião ficou definido um encontro com o atual prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, para discutir algumas ações envolvendo a Assessoria de Indústria e Comércio. “Vamos colocar mais uma vez a disposição da Prefeitura uma sala no prédio da Aciacan para funcionamento deste setor, tão importante para os empresários”, garantiu o atual presidente da Aciacan, Reginaldo Leite.