Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, temos pouco a comemorar e muitos desafios pela frente. As agendas das grandes corporações já estão repletas de preocupação ambiental e questões de responsabilidade ambiental, mas há razões para tal. Já o cidadão comum, as pequenas empresas e prefeituras não têm, ainda, direcionado suas ações sob os preceitos da sustentabilidade. Este tema surge, por vezes, apenas como uma exigência legal para aprovação de novas obras ou um discurso que permanece no papel. O que se espera é, cada vez mais, ações concretas baseadas nos conceitos mais modernos de desenvolvimento sustentável envolvendo nossas comunidades, e pela consciência, não pelo cumprimento da legislação.
Pensamento
Quando se fala em meio ambiente, na maioria das vezes se esquece de incluir o homem. Walmir Celso Koppe
Gente de Expressão
André Corrêa, deputado estadual e líder do Governo na Alerj, tem demonstrado empenho em temas de relevância em todo o estado, sendo referência na região. Dentre os mais de 150 projetos de lei apresentados, destacam-se: a Emenda Constitucional que proibiu o nepotismo no estado, bem como a chamada Lei da Moda, que possibilitou a conquista de incentivos fiscais para toda a cadeia produtiva da indústria da moda, gerando empregos. André Corrêa foi, também, secretário de Meio Ambiente e presidiu a Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj e as frentes parlamentares de micro e pequenas empresas e a de apoio à tecnologia de informação. Por tudo isso e muito mais ele é, hoje, nosso Gente de Expressão.
Em Alta
O meio ambiente, que, a cada dia, exige informações precisas, com pessoas cada vez mais qualificadas, com a responsabilidade de contribuir, de forma positiva, para a sustentabilidade. Autoridades e organizações não governamentais apertam o cerco.
Em Baixa
O descaso de autoridades e população com as bacias hidrográficas que abastecem a população da região. Rios de importância são sacrificados com os despejos de lixo e entulhos diversos, que permitem a diminuição de cursos d’água, cada vez mais escassa na região.
Manifestação pública
Nesta quarta-feira, 5 de junho, uma manifestação pública toma a Praça Dermeval Barbosa Moreira, em Nova Friburgo, das 9h às 17h, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação reúne diversas secretarias, que buscarão conscientizar a população sobre o manejo racional dos recursos naturais.
Mata do Posto
Em clima de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, cordeirenses amantes e reconhecedores da importância da mata do posto, se reúnem, dia 6 de junho, às 9 horas, para a formação de um comitê gestor visando preservar.
Cambucá
Ganha espaço o projeto com o apoio do Colégio Euclides da Cunha e da professora Fabiana Corrêa, entre outros. No próximo dia 8 de junho acontece, na Praça da Matriz, em Cantagalo, o ‘Cambucá na Praça’, envolvendo estudantes e autoridades.
Dia do Desafio
No último dia 29 de maio, durante todo o dia, aconteceu o Dia do Desafio. A data, que visa o incentivo à prática de atividade física, acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. O Dia do Desafio é o maior evento de integração socioesportiva do mundo e mobiliza diversos países.
Visita ilustre
O gerente da Saint Marys Cement, parte da Votorantim nos EUA, o engenheiro brazuca Júlio Folhadela visitou a fábrica da Votorantim em Cantagalo, onde já trabalhou, na última sexta-feira e constatou diversas melhorias.
Três Picos
A localidade de Três Picos já é ponto turístico em Nova Friburgo. A microbacia São Lourenço tornou-se exemplo positivo de autogestão. Através da associação de moradores, as conquistas têm chegado com a realização de eventos, gerando cultura e renda aos que lá residem. A culinária característica tem servido de chamarisco aos admiradores dos quitutes da roça.