O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), recebeu, em seu gabinete, no último dia 3 de junho, junto ao vereador Marcelo Verly (PSDB), representantes dos taxistas e da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) para discutir a minuta do projeto intitulado Lei do Táxi. A reunião foi considerada produtiva pelo superintendente da Autran, Hudson de Aguiar, que já deixou agendada uma nova reunião, na sede da autarquia, para debater os detalhes e buscar consensos.
– Foram debatidos os pontos mais importantes e pretende-se chegar a um consenso para que essa lei seja encaminhada, ainda neste mês de junho, para a análise, discussão e votação na Câmara Municipal. Estamos atendendo tanto os desejos dos taxistas quanto do próprio município, para uma prestação de serviços ainda melhor à população – destacou o superintendente da Autran.
A padronização dos táxis registrados no município e a acessibilidade são assuntos importantes para a população. Com relação à padronização, que visa dar mais segurança aos passageiros, a proposta é conceder aos taxistas um prazo de até 36 meses para se adequar.
Como a maioria dos atuais veículos é de cor prata, a tendência é que essa seja a cor a ser adotada. Os carros deverão ter, ainda, faixas com as cores da bandeira do município (preto, branco e azul real). Hoje, não há uma lei que exija acessibilidade aos portadores de necessidades especiais para táxis, assim como existe para os transportes coletivos, mas os representantes da Autran levantaram a questão como sugestão, visando melhorar a qualidade e abrangência do serviço.