Informe Rural

 

A produção do município é composta, em sua maioria, por pequenos produtores domésticos. A secretaria faz um trabalho de apoio, especialmente fornecendo o serviço de maquinário, que eles não possuem. Nos últimos meses, a prioridade foi para o preparo de silagem, que garante alimentação de qualidade dos animais nos meses de seca, e os plantios da época, como feijão.

Segundo o coordenador de projetos da Secretaria de Agricultura, José Nicodemos, este apoio movimenta a economia rural, pois os próprios produtores podem investir mais em suas produções e acabam contratando mão de obra extra, o que não seria possível se tivessem que contratar máquinas particulares. “O apoio da secretaria garante que os produtores não tenham perda na época da seca, pois eles se planejam e podem fazer estoque, garantindo a alimentação dos animais, por exemplo, ou mesmo preparando a terra para uma plantação, o que talvez não teriam condições de fazer por conta própria”, disse.

O secretário Arnaldo Boaretto afirma que o trabalho da secretaria é totalmente voltado ao benefício do homem do campo, dando oportunidade para que ele expanda os negócios e melhore a renda sem precisar sair de sua terra.

 

Edital de Saneamento Básico na região

Estando na Secretaria Executiva do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-Rio Dois Rios), com a representação do secretário de Meio Ambiente, Lauro Nardoto Conde, Cordeiro foi escolhida para sediar a 18ª Reunião Ordinária de Plenário, realizada na quinta-feira, 6. A assembleia, que contou com a participação dos onze municípios e de instituições que compõem o comitê, aprovou por unanimidade o Edital de Chamamento de Saneamento Básico, documento que regerá a apresentação e a execução de projetos relativos ao tratamento de efluentes.

O vice-prefeito, Leandro da Autoescola, abriu a reunião destacando as ações da Secretaria de Meio Ambiente, com o desenvolvimento de projetos de saneamento básico para o município, acompanhamento do uso da água e recuperação de áreas verdes: “Estamos com projetos voltados para a área ambiental no desenvolvimento do saneamento básico, recuperação de nascentes e de áreas verdes com o plantio de mudas nativas. Cordeiro está abraçando a causa, pensando nas futuras gerações”.

Tendo como tema principal o Edital de Chamamento Público, a reunião, mediada pela presidente do CBH-Rio Dois Rios, Viviane de Melo, seguiu a pauta prevista com aprovação de atas anteriores, votação de propostas e demandas e escolheu o representante do Comitê para participar da Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas (RIOB), que acontecerá em agosto.

O Edital, aprovado por unanimidade pelos presentes, após leitura e algumas correções textuais, determina os trâmites que devem ser realizados em caso de manifestação de interesse em projetos executivos em saneamento básico, ou seja, de coleta e tratamento de efluentes. Com orçamento previsto em R$ 1,5 milhão, o Comitê agora tem determinado como deverão ser formulados os projetos a serem apresentados e beneficiados com esse recurso.

Estiveram presentes na assembleia a superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Margareth Nacif, e o comandante da Unidade de Polícia Ambiental do Parque Três Picos, capitão Jorge. Além de representantes de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cantagalo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Duas Barras, Trajano de Moraes, Itaocara, São Fidelis e Macuco, e representantes da Firjan, Fiperj e Embrapa.

 

Estado realiza encontro com empresários de Cantagalo e Cordeiro

Em Cantagalo, reunião será dia 18. Em Cordeiro, encontro será dia 17

A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, realizará visita aos municípios de Cordeiro e Cantagalo, onde apresentará os programas Compra Rio, de Artesanato, de Design e de Arranjos Produtivos Locais (APL), visando explorar as características vocacionais e socioeconômicas da região. Os encontros acontecerão nos dias 17 e 18 de junho, respectivamente.

Em Cordeiro, o encontro acontecerá no Centro Cultural Ione Pecly, na Avenida Raul Veiga, 123, no Centro, das 16h às 17h30min. Já em Cantagalo, o encontro será realizado no Auditório Maria Elizabeth Farah Purger, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), na Rua César Freijanes, 5, também no Centro da cidade, das 10h às 11h30min.

– Estaremos nesses municípios para conversar sobre as possibilidades de ações conjuntas para o desenvolvimento da região, tendo os programas da secretaria como base, a exemplo da utilização maior do design na sinalização e no urbanismo, que beneficia a população e o turismo – explica a subsecretária, que fará a abertura do evento.

O evento terá, ainda, apresentação das empresas vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis). O Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) vai mostrar, aos municípios, o estágio do risco iminente a escorregamentos de encostas, a partir do mapeamento realizado pelo departamento. A Agência Estadual de Fomento (AgeRio) vai apresentar suas linhas de financiamento, com taxas de juros a partir de 2% ao ano e longos prazos de pagamento aos empresários.

Durante a visita, a subsecretária e uma equipe técnica da secretaria se reunirão com os representantes das prefeituras de Cordeiro e Cantagalo. Na agenda, há, ainda, uma visita técnica programada a unidades fabris que recebem incentivos fiscais do Governo do Estado.

 

Trajano no Seminário de Economia Criativa

Dias 23 e 24 de maio, Nova Friburgo sediou o 2º Seminário Serrano de Economia Criativa, promovido pelo Instituto Serrano de Economia Criativa com o objetivo de promover reflexão acerca dos conceitos de inovação, criatividade, reestruturação urbana e articulação de redes colaborativas que proporcionem atração de investimentos e melhoria da competitividade para a abertura de novos mercados e desenvolvimento econômico.

No seminário, 15 palestrantes falaram sobre temas diversos, como empreendedorismo, design, arquitetura, entre outros, apresentando casos de sucesso e mostrando maneiras diferentes de abrir caminhos e encontrar soluções.

Trajano de Moraes foi representado, no evento, por membros do setor público e privado, quando o diretor de Cultura, Weber José, esteve acompanhado de Rafael Felipe, Elielzi Philot, Saulo Diniz e Lourraine Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email