Informe Rural

Cobra de 2,5 metros é avistada na estrada Cantagalo-Duas Barras

Derval Soares Faria, 19 anos, passeava de moto com sua namorada pela estrada que liga os municípios de Cantagalo a Duas Barras (RJ-152) em meados de maio quando avistou e filmou uma cobra de tamanho considerável. A curiosidade do casal, no entanto, não superou o medo e eles resolveram não se aproximar do animal.

A cobra, aparentemente rara, media, de acordo com Derval, cerca de 2,5 metros. Ao passar novamente pelo local, ele avistou duas pessoas pescando às margens do Rio Negro, a menos de 20 metros de onde viu a serpente.

De acordo com o ambientalista e médico aposentado, Erly Bon Consendey, a cobra seria uma sucuri e esses animais silvestres estariam voltando a aparecer na região por conta dos pastos abandonados. “Graças à crescente impossibilidade de os agricultores roçarem os pastos, está sendo observado em nossa região um apreciável aumento das matas nativas e, em consequência, de animais servagens”, garante Erly Bon. Ele garante que a sucuri é uma cobra não venenosa – inofensiva ao ser humano- que se alimenta, em geral, de ratos e pequenos animais silvestres e de outras cobras, como a jararaca. “Por isso devem ser respeitadas e não molestadas”, pede o ambientalista.

Segundo Romualdo Klem, que tem larga experiência no lido de cobras de todos os tipos, trata-se de uma jibóia, da espécie Boa Constrictor Amarali, e, pelo tamanho, é, provavelmente, uma fêmea de boa idade. De acordo com Romualdo Klem, não é comum encontrar jibóias deste tamanho na região, pois as pessoas costumam matar o animal por desconhecimento e medo.

A jibóia é a mais conhecida das serpentes da família Boidae, que inclui as maiores cobras do mundo. Alguns exemplares podem alcançar até quatro metros de comprimento, mas as Boa Constrictor Amarali pode medir, geralmente, em torno de dois metros. Seu corpo é cilíndrico, ligeiramente comprimido nas laterais, evidenciando sua forte musculatura constritora. São animais noturnos, embora possuam atividades diurnas.

 

Alex Rodrigues reforça pedido a vice-governador Pezão para término da RJ-144

Acompanhado do vice-prefeito Marcos Serpa Alves, o Kinka; do procurador Diego Wermelinger; e do assessor Francisco Boaventura, o Chicão de Monnerat, o prefeito de Duas Barras, Alex Rodrigues (PMDB), reuniu-se, em Santa Maria Madalena, com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, ocasião em que reforçou o pedido para o término do asfaltamento da RJ-144, que interliga o município de Duas Barras a Carmo.

Contando com apoio do prefeito de Carmo, Odir Ribeiro (PSB), que tem interesse direto no término da obra, e do chefe de Gabinete da Secretaria de Governo do Estado, Affonso Monnerat, que demonstrou interesse em apoiar a iniciativa, o prefeito Alex Rodrigues fez questão de informar ao vice-governador a importância econômica da RJ-144 para o município de Duas Barras, sendo um importante elo do município com a BR-393 (Rio-Bahia).

– O término desta obra está nos planos do nosso governo por sua importância estratégica para o município, pois, através dela, poderemos garantir o escoamento da produção das empresas interessadas em se instalar em Duas Barras. A partir da definição da RJ-144; do asfaltamento da RJ-152, no trecho que interliga Duas Barras à Fazenda do Campo, garantindo o acesso a Nova Friburgo; e do trecho que interliga Duas Barras ao Polo Cimenteiro de Cantagalo, poderemos começar a pensar na instalação de um polo industrial no município, pois teremos garantida uma das três exigências básicas para a implantação de uma empresa, que é a disponibilidade de água, acesso a comunicação (telefones) e boas estradas para garantir o escoamento da produção – reforçou o prefeito.

Após ouvir as solicitações dos prefeitos de Carmo e Duas Barras, com os quais conversou longamente sobre as demandas dos municípios, o vice-governador Pezão entrou em contato, por telefone, com o presidente do DER, Henrique Ribeiro, determinando que o pedido de término do asfaltamento da RJ-144 fosse colocado como prioridade, bem como, que fosse submetido a uma análise mais atenta no sentido de resolver, também, o pedido de asfaltamento dos dois trechos da RJ-152, de interesse do prefeito Alex Rodrigues.

Diante da iniciativa do vice-governador de considerar as demandas apresentadas pelos prefeitos, o secretário Affonso Monnerat se colocou à disposição para acompanhar, de perto, a tramitação dos processos de asfaltamento junto ao DER devido à importância dos pedidos para as comunidades. “Nosso interesse é apoiar as iniciativas dos municípios junto ao Governo do Estado no sentido de garantir o desenvolvimento pleno das comunidades do interior, em especial os interesses dos municípios da nossa região que tanto precisam de apoio do governo para garantir o crescimento pleno com melhor qualidade de vida para o povo”, reforçou Affonso Monnerat.

 

Macuco faz parceria com o Estado para investir em meio ambiente

O secretário municipal de Meio Ambiente de Macuco, Edwand Júnior, esteve na Secretaria de Estado do Ambiente, no dia 12 de junho, para firmar um termo de cooperação entre a secretaria de Estado e o Município. Pelo termo, o SEA apóia municípios na criação de unidades de conservação, ampliando áreas protegidas em várias regiões do estado do Rio de Janeiro, através do Programa Pró UC. E, no dia 13, quinta-feira passada, a secretaria realizou a capacitação dos agentes de saúde, mais uma etapa do programa de educação ambiental para a implantação da coleta seletiva.

A princípio foram mapeados quatro pontos de possíveis áreas a serem criadas no município de Macuco. Segundo o secretário, o estado do Rio de Janeiro encontra-se completamente inserido no bioma Mata Atlântica. “Esse fato aumenta nossa responsabilidade na conservação do ambiente para esta e futuras gerações da população fluminense, por isso temos que fazer nossa parte”, disse.

Ainda segundo Edwand, algumas das linhas de atuação do programa Pró UC são apoio na criação de novas unidades de conservação, identificando e mapeando áreas com potencial para conservação, participando na consulta pública e realizando os estudos básicos para criação da unidade de conservação.

Sobre a implantação da coleta seletiva, em parceria com o Inea, algumas etapas devem ser cumpridas e a capacitação dos agentes de saúde foi mais uma, já que eles vão ser multiplicadores de informações para a população. Além disso, a secretaria já tem um comitê intersecretarial, pois o projeto envolve mais secretarias. Está em andamento o cadastro dos catadores com a secretaria de Assistência Social e o próximo passo é uma reunião com os diretores das escolas locais.

 

Reforço na assistência técnica a agricultores que produzem até 100 litros de leite

Agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia serão beneficiados com uma Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), voltada para inovação tecnológica na cadeia produtiva do leite. Nos dias 11 e 12 de junho, foram realizadas reuniões na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite), em Juiz de Fora-MG, onde foram identificadas as tecnologias existentes para este público e as estratégias de formação de técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater). O objetivo foi fazer com que essas tecnologias cheguem aos agricultores familiares.

Os agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia correspondem a 46,9% de toda produção do leite no País e foram identificados pelo projeto do MDA e da Embrapa. “A ação integra a pesquisa e a extensão rural para um público que, geralmente, a inovação tecnológica não alcança, bem como vai atuar na principal cadeia produtiva da agricultura familiar, que é o leite, por ser um produto que permite que o estabelecimento tenha maior capital de giro”, explica o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email