Profissionais do setor e a sociedade definem questões para as diretrizes municipais
A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação de Carmo promoveram a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2 de julho, no Colégio Estadual Professor Aurélio Duarte. Estiveram presentes representantes dos alunos, pais, organizações não governamentais, sociedade civil e Governo Municipal, totalizando, aproximadamente, 50 pessoas.
Esta primeira fase é um preparativo para a etapa intermunicipal, que acontecerá em Nova Friburgo, dia 11 de agosto, e para a Conferência Nacional, em fevereiro de 2014, em Brasília. Estes encontros discutem as diretrizes da educação nacional e cada cidade propõe as mudanças e as manutenções que julgar necessárias. “Se você pretende algum avanço com a educação, você tem que discutir com toda a sociedade. Então, a gente senta e discute a parte de financiamento de educação, plano de carreira. Tudo que envolve a educação é discutido. Nossa função é discutir todo o documento de referência do Governo Federal. Então, nós temos três possibilidades: excluir alguma informação, acrescentar ou modificar”, explicou a secretária de Educação de Carmo, Miriam Schuabb.
As questões que mais causaram debate no encontro realizado em Carmo foram as cotas e a desvinculação dos recursos da educação dos demais recursos municipais. No primeiro caso, o grupo decidiu apoiar a manutenção das cotas por acreditar que esta é uma reparação de um erro histórico. No segundo caso, aprofundou-se que se os recursos fossem separados, seria possível remunerar melhor o professor.
Antes da etapa municipal do Conae, as escolas municipais, estaduais e particulares foram convidadas a discutir o documento. As escolas maiores debateram todos os eixos temáticos, já as menores discutiram apenas uma questão.
Além dos debates, também foi definido, na etapa municipal, quem serão os delegados que representarão Carmo no encontro intermunicipal de agosto. Entre os diretores escolares, Elson de Oliveira, diretor da Escola Municipal Independência, foi o escolhido; Polyanne Martins foi eleita representante dos alunos; Carmem Leandro será a representante dos professores e Renata Cunha representará os pais de alunos. “Este é um momento democrático, é a participação da comunidade para os fins da educação, então é muito importante. A gente gostaria que tivesse muito mais gente presente. A gente espera ter mais qualidade, mais valorização, mais investimento na educação”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida da Silva.