Unidade alcançou meta estipuladas e defende parceria com professores e a comunidade
O Ciep 277 – João Nicoláo Filho “Janjão”, de Cantagalo, está em festa. Com o empenho dos profissionais e muito trabalho, conseguiu alcançar as metas previstas pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para 2012. A divulgação do resultado, ocorrida este mês, deixou felizes todos aqueles que lutam por uma educação de qualidade. O Ciep 277 – João Nicoláo Filho “Janjão” é uma das 387 escolas da rede estadual contempladas com a bonificação por resultados.
Para ter direito à bonificação, as unidades tiveram que, além de alcançar as metas pré-estipuladas, cumprir o currículo mínimo estabelecido pelo Governo do Estado; participar das avaliações da Seeduc; e lançar as notas dos alunos no Sistema Conexão Educação dentro dos prazos estabelecidos. Os professores também tiveram que cumprir a exigência individual de frequência mínima de 70% durante o ano letivo.
O PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) pagará, este mês, a Bonificação por Resultados aos servidores de 387 escolas da rede estadual que atingiram as metas estipuladas pelo governo. Esse quantitativo representa 30% da rede. Os valores, que podem chegar a três salários-base, serão repassados para 24 mil matrículas (19 mil professores – já que alguns contam com mais de uma matrícula). O investimento total será de R$ 60 milhões.
Para o cálculo do bônus, são considerados o Indicador de Desempenho (ID – nota na prova Saerj) e o Indicador de Fluxo Escolar (IF – aprovação/reprovação/evasão de acordo com índice do Censo Escolar do Ministério da Educação), atribuindo-se pesos diferenciados de acordo com o cargo/função exercido, conforme prevê a resolução. A medida visa promover a melhoria no processo de ensino e aprendizagem do Sistema Educacional do Estado, além de valorizar os profissionais de educação e garantir a eficiência do ensino prestado nas escolas.
Este ano, serão contemplados os professores efetivos da Seeduc; Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (Diesp); unidades escolares de Educação Básica de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Médio Integrado à Educação Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos presencial; os professores do Programa de Aceleração de Estudos; e a Equipe de Acompanhamento e Avaliação da Inspeção Escolar.