Informe Rural

Trajano, com apoio da Fiperj, quer desenvolver projetos em Tapera

Semana passada, foi realizada uma reunião entre técnico da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca, e o prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes (PSDB), em que o município poderá receber investimentos na área de piscicultura na zona rural do município.

Do encontro, participou o técnico Lícius, representando a Fiperj; o secretário municipal de Agricultura, Dimas Félix; o engenheiro florestal Marcos Lengruber; e o vice-prefeito Omair Diniz (PP). A pauta foi para dar mais agilidade ao processo de organização de estruturas para que Tapera, na zona rural, possa ser beneficiada com o projeto de implantação de tanques redes e escavados para os produtores interessados, mas que, para isso, um projeto terá que ser apresentado à empresa responsável do grande lago existente no quarto distrito.

Para o prefeito Carlinhos Gomes, que está animado em ver a cultura de peixes, como tilápia e outras espécies sendo difundidas na zona rural do município,  disse que, com o apoio do Governo de Estado e seus órgãos, como a Fiperj, Emater-Rio, brevemente  a criação de cooperativas serão incentivadas, devido o peixe ser uma boa fonte de renda para produtores em diversas regiões do estado. “Nossa intenção é aproveitar o grande lago de Tapera, que tem uma ótima lâmina de água e, com isso, logo depois destes processos iniciais, poderemos  ter uma ótima qualidade de peixes nas mesas de nossa região”, prevê.

Já o secretário municipal de Agricultura, Dimas Félix  ficou feliz em ouvir do técnico Lícius, da Fiperj, que há uma grande possibilidade de implantar a criação de peixes em tanques em Tapera, ordenou a preparação de documentos e projetos para a empresa Quanta Geração para possíveis entendimentos no processo de utilização do local em geração de renda e emprego.

 

Renovação de convênios permite novas ações de assistência técnica à zonal rural

Em Nova Friburgo, o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, assinou, dia 4 de julho, diversos convênios operacionais para a ampliação das ações de assistência técnica e extensão rural e de continuidade dos trabalhos de manutenção de vias de escoamento agrícola através do programa Estradas da Produção.

Na ocasião, o secretário anunciou a liberação de recursos do Banco Mundial para melhoria no revestimento das estradas vicinais e a obra de ampliação e reforma do escritório local da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro). Christino Áureo divulgou os avanços do Rio Rural nas microbacias atendidas pelo programa. Somente no primeiro semestre de 2013, já foram realizados sorteios que definem a ordem de liberação de recursos para aplicação de projetos de desenvolvimento sustentável nas microbacias São Pedro da Serra, Salinas/Santa Cruz e São Lourenço, beneficiando, ao todo, mais de 400 famílias de agricultores.

Ainda neste ano, estão previstos sorteios nas microbacias Barracão dos Mendes e um segundo em Salinas/Santa Cruz, que vai contemplar outras 300 famílias. Ao todo, serão quase R$ 5 milhões investidos através de  recursos não reembolsáveis ao produtor. Atualmente, o Rio Rural está em fase de elaboração de PID (Planos Individuais de Desenvolvimento), uma das etapas de planejamento do programa, e que conta com a participação direta de técnicos agrícolas egressos do Ibelga (Instituto Bélgica-Nova Friburgo) na elaboração desses projetos.

– Nova Friburgo é o único município da Serra que possui quatro microbacias hidrográficas sendo trabalhadas simultaneamente. Paralelo a isso, por conta do temporal de 2011, investimos na reconstrução de 14 pequenas pontes na zona rural, na concessão de crédito e ampliação da assistência técnica para o cultivo do morango e, também, na recuperação da capacidade  produtiva de mais de mil famílias de agricultores – destacou Christino Áureo.

Já a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, lembrou do investimento feito pelo programa Estradas da Produção, em parceria com a engenharia rural da empresa, na recuperação e manutenção de estradas vicinais do município.

Em 2012, por exemplo, foram atendidas 17 localidades rurais dos distritos de Campo do Coelho, Riograndina, São Pedro da Serra, Lumiar e Mury. Após a catástrofe climática de 2011, mais de 220 quilômetros de estradas foram recuperados, beneficiando quase 1,9 mil agricultores com cerca de 320 hectares produtivos recuperados.

 

Cantagalo terá Feira do Produtor ainda este ano

Meta é oferecer oportunidade a quem produz

Ainda no segundo semestre, a população de Cantagalo contará com a Feira do Produtor, idealizada e organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan).

Em um período, que ainda não foi determinado, os produtores rurais do município poderão expor e vender seus produtos em estandes que serão montados no Centro da cidade. O objetivo da Feira é que os produtores comercializem seus produtos diretamente ao consumidor, sem passar por intermediários.

Além do fortalecimento da economia local e do incentivo ao produtor, a feira vai proporcionar a compra de produtos mais frescos pelo consumidor, que também terá a garantia de qualidade e procedência de cada alimento, sem falar no preço, bem abaixo dos praticados normalmente pelo mercado.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Vollú, ao todo, Cantagalo possui, aproximadamente, 1,2 mil produtores rurais que lidam com gado e com plantação de moranga, milho, feijão, abóbora e outros alimentos. Os interessados em participar da feira devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Rua Euclides da Cunha, 45 – sobrado), no Centro da cidade. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (22) 2555-5357 ou pelo e-mail da secretaria: smda@cantagalo.rj.gov.br.

 

Produtor investe na produção de tomate em Boa Sorte, distrito de Cantagalo

O produtor rural José Alcides de Carvalho, conhecido como Zé, é um plantador de couve, pepino, repolho e tomate em Lumiar, distrito de Nova Friburgo. Há dois anos em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, José Alcides comprou uma propriedade de 30 alqueires nas imediações do Sobrado, conhecido como Fazenda da Dália.

Atualmente com 10 mil pés de tomate plantados, com a tecnologia de gotejador nas plantas, pretende chegar a 40 mil pés plantados.

Ele pretende pedir apoio dos órgãos ligados ao meio rural, principalmente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. Sua produção será comercializada nos mercados de Nova Friburgo, Ponto de Pergunta, Irajá, Águas Quentes e o do Pião, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email