Proerd foi implantado em 1992 em todo o estado do Rio de Janeiro
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizou, na noite dessa quarta-feira, 4 de julho, a formatura de estudantes do 5º ano do ensino fundamental de seis escolas de Cantagalo. Além do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, participaram alunos de cinco unidades da rede municipal de ensino: Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo), Alcides Afonso Carvalhaes (Novo Horizonte), Dacyr José Ribeiro (São José), João Nicoláo Filho (Triângulo) e Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio).
O programa, implantado em 1992, prepara os estudantes para rejeitar os caminhos que levam às drogas, numa espécie de curso ministrado a cada semestre, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. O Proerd tem o compromisso de complementar o projeto pedagógico das unidades de ensino, realizando uma abordagem eclética, combinando os aspectos positivos dos diversos programas de prevenção.
Durante o evento, destaque para a interação dos policiais, os cabos PM Cleber Cezário Pinheiro e Luiz Eduardo Ferreira Gualberto, responsáveis por ministrar o curso em Cantagalo, com as crianças, que também participaram de um concurso com o tema ‘Drogas e Violência’ nas escolas. As redações, que mostram que as crianças apreenderam o conteúdo do Proerd, tiveram os primeiros lugares em cada turma premiados com troféus e brindes. Essas primeiras colocadas também foram lidas pelos próprios autores durante a cerimônia. Ao final, foram sorteados vários brindes, ofertados pelo comércio e outros parceiros, além de uma bicicleta 18 marchas, que ficou com Thiago Coelho, estudante do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.
Durante o evento, o cabo Luiz Eduardo Ferreira Gualberto usou boa parte do seu discurso para conversar com os pais a respeito do papel deles na família, na educação dos filhos e na responsabilidade dos caminhos que eles devem trilhar. Já o cabo Cleber Cezário Pinheiro foi o responsável por explicar o que é e como funciona o Proerd.
A secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, aproveitou o discurso para conclamar as famílias a participarem da vida de seus filhos, não deixando a educação para a escola. “A escola informa, forma, instrui, mas a educação tem que ser em casa”, disse, chamando a atenção para os valores que, muitas vezes, tem se perdido. Ela também disse que os alunos do Proerd estão recebendo uma ferramenta para a vida e que deverá ser aplicada sempre para que todos sejam vencedores, longe dos problemas que derrubam o ser humano, como as drogas, sejam lícitas ou ilícitas.
Representando o prefeito Saulo Gouvea, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Giron, afirmou que o Proerd tem se mostrado uma ferramenta eficaz para as crianças, parabenizando a Polícia Militar e colocando a Prefeitura à disposição do projeto.
– O que vi e ouvi aqui, hoje, me leva a crer que as mensagens passadas pelo Proerd foram entendidas e aceitas, tanto pelos alunos quanto por seus familiares, que deixaram seus afazeres, seu descanso e até aquela novela de sucesso para estarem aqui, participando, com os filhos, deste importante momento. Tenho certeza que os frutos desse programa veremos no futuro, quando essas crianças estiveram comandando nosso país, fazendo desta sociedade um mundo mais justo e seguro – disse Ana Paula Giron, que também participou da entrega de premiação aos alunos.