Na Região Serrana, dois municípios sediaram a aplicação das provas: Nova Friburgo e Cantagalo. Em ambas as cidades, não houve incidentes durante a aplicação do exame, que atraiu um grande número de concorrentes, todos de olho, principalmente, na estabilidade oferecida, já que os convocados serão contratados pelo regime estatutário, que, após três anos de serviço público – dos quais dois anos de estágio probatório –, ganharão o direito à estabilidade no serviço público estadual.
As 909 oportunidades para homens e mulheres, que desejam integrar o quadro permanente da Seeduc-RJ estão distribuídas por várias regionais espalhadas pelo estado.
O presidente da Fundação Ceperj, Jorge Barreto, acompanhou todo o dia de exame, monitorando todas as ações, desde a madrugada de domingo.
Ao fazer um balanço das provas, o diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, João Carlos de Carvalho, afirmou que os exames começaram nos horários estabelecidos e transcorreram com tranquilidade até o final, às 13 horas. O diretor lembrou que os gabaritos preliminares poderão ser conferidos no Diário Oficial do Estado e no portal da Ceperj na internet – www.ceperj.rj.gov.br – deste a última terça-feira, 16 de julho. Dos 68.809 candidatos convocados pela Ceperj, 57.680 marcaram presença e 11.129 faltaram, significando um índice de abstenção de apenas 16,17%.
– O baixo índice de faltosos neste concurso muito aguardado demonstra que, dos quase 69 mil candidatos inscritos, a grande maioria deseja realmente abraçar a carreira de inspetor de alunos, assumindo a responsabilidade de zelar pelo bem-estar dos estudantes. Mostra, também, que esses homens e mulheres querem integrar o quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação – afirmou João Carlos, aconselhando os candidatos a acompanharem todas as fases do concurso no portal da Fundação Ceperj.
A estrutura da prova objetiva, única etapa da seleção, seguiu os conteúdos programáticos descritos no edital de abertura disponibilizado na página eletrônica da organizadora desde o início das inscrições. De caráter eliminatório e classificatório, o exame apresentou 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática e 10 de legislação, valendo um ponto cada uma, no total de 40 pontos. Serão eliminados do concurso os candidatos que não alcançarem 50% do total de pontos possíveis, ou seja, 20 pontos, e 40% estabelecidos para cada disciplina, significando seis pontos em língua portuguesa, seis em matemática e quatro em legislação.
Além de Nova Friburgo e Cantagalo, as provas foram aplicadas no Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Três Rios, Vassouras, Volta Redonda, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Duque de Caxias, Belford Roxo, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes, Macaé e Petrópolis.
As provas estão disponibilizadas no portal da Fundação Ceperj, podendo ser acessadas por todos os candidatos, especialmente por aqueles que saíram sem levar o caderno de questões, o que só poderia acontecer quando faltasse uma hora para o término do exame. De acordo com o edital, aquele que se retira antes de cumprido esse prazo abre mão do direito de levar seu caderno, não podendo copiar sua marcação de respostas, em qualquer hipótese.
Na terça-feira, 16 de julho, o Diário Oficial do Estado e o portal www.ceperj.rj.gov.br divulgaram os gabaritos das provas. Nesta quarta-feira (17), a Ceperj abriu prazo para a interposição de recursos, que serão recebidos até o dia 25 deste mês.
O resultado preliminar da prova objetiva está previsto para o dia 9 de agosto, quando os 57.680 candidatos presentes ao exame de domingo passado terão acesso à imagem dos seus cartões de respostas.
O concurso público para inspetor de alunos da Secretaria de Estado de Educação tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Os candidatos classificados receberão vencimento-base de R$ 903,77 mais benefícios, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.