Já o vice-prefeito Mauro Henrique Chagas (PT), que assumiu novamente o cargo de prefeito no dia 8 de julho, também divulgou nota comentando a atitude dos secretários. “Apesar de considerar os pedidos de exoneração do secretariado uma demonstração de desrespeito e descaso com toda a população do município de São Sebastião do Alto, neste momento não me resta alternativa senão aceitar e promover as exonerações. Ao contrário daqueles que pediram suas exonerações, não vou abandonar a população. Pretendo cumprir o compromisso que assumi no dia 1º de janeiro”, garantiu o prefeito em exercício, que nomeou novos funcionários para metade dos cargos vagos e ainda procura técnicos para chefiar as outras secretarias municipais.
A decisão de afastar novamente o prefeito Carmod Bastos foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que levou em conta denúncias de irregularidades na administração, como funcionários fantasmas, fraude em licitação, além de tentativas de impedir o funcionamento regular da Câmara de Vereadores.
O prefeito afastado, Carmod Bastos, divulgou, através do Facebook, sua postura frente aos últimos acontecimentos, envolvendo seu afastamento. “Amigos. Desde o início do governo, tenho mantido uma postura de enfrentamento e combate à corrupção. Este posicionamento desagrada a muitos, como vocês bem sabem. A Câmara Municipal, após tentar travar o governo com as alterações promovidas ao orçamento, altera a Lei Orgânica Municipal (um ato inconstitucional) e “ganha superpoderes” podendo afastar o prefeito pelo simples fato de seis vereadores (2/3) acatarem alguma denúncia formulada contra o prefeito, sem direito a defesa. Logo que promulgaram a lei, “apareceu” a denúncia. Nesta segunda-feira, a Câmara empossou o conivente vice-prefeito, num ato de usurpação de poder”, afirmou Carmod Bastos.
O prefeito afastado garante que retornará ao cargo. “Digo a todos vocês que aprovam minhas atitudes à frente do Executivo: tudo será resolvido. Não desistiremos de nossos ideais. Foi para isso que promovemos esta mudança política em nosso município, ainda que parcial. Infelizmente, e por isso, sabia que haveriam muitas barreiras em nosso caminho. Neste momento, cabe aquele nosso slogan ‘Precisamos como nunca de Você!’, termina Carmod Bastos.