Com investimento de R$ 196,5 mil, do FNDE, mais um veículo chega para atender os estudantes
A Secretaria de Educação de Cantagalo ampliou a frota de ônibus escolares para transporte de estudantes da educação básica, de responsabilidade do município. Semana passada, recebeu o novo ônibus escolar rural, com tração 4 x 4 e suspensão mais alta, próprio para enfrentar as estradas da zona rural, mesmo em dias de chuva. Com o novo veículo, sobe para seis os ônibus escolares do município.
– É um ônibus que conta com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileiras – explicou o prefeito Saulo Gouvea (PT).
Na aquisição, foram investidos R$ 196,5 mil, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação. Para isso, o prefeito Saulo Gouvea também contou com participação da Câmara Municipal, que, em 2 de maio, aprovou, por unanimidade, durante sessão itinerante realizada no Ginásio Poliesportivo Vereador Romeu Zanon, em Santa Rita da Floresta, segundo distrito, da qual o prefeito também esteve participando, mensagem de crédito adicional enviada pela Prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Educação, o novo ônibus tem capacidade para 23 estudantes sentados. O veículo faz parte do programa ‘Caminho da Escola’, criado em 2007, pelo Ministério da Educação, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência, na escola, dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estadual e municipal de ensino.
O programa também visa a padronização dos veículos de transporte escolar e a redução dos preços dos veículos, além do aumento da transparência nessas aquisições.
A Secretaria de Educação também informou que este é o terceiro ônibus adquirido de forma direta, ou seja, em convênio entre a Prefeitura e o FNDE. Os outros três, embora através do FNDE, vieram através de intervenção do Governo do Estado. Neste caso, o Estado firmou convênio com o Ministério da Educação e repassou os veículos a Cantagalo por meio de indicações legislativas na Assembleia Legislativa do Estado.