Maiores problemas serão apontados em estudo
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), recebeu, em seu gabinete, dia 22 de julho, representantes do Sindicato dos Transportes, empresários de distribuidores e transportadoras, além do superintendente da Autran (Autarquia Municipal de Trânsito), Hudson de Aguiar Miranda, e os vereadores Gustavo Barroso (PSD) e Ricardo Figueira (PSDC). A reunião serviu para discutir e pensar em soluções para o trânsito de veículos pesados no município.
Com objetivo de não prejudicar os moradores, empresário e caminhoneiros, durante o primeiro encontro sugeriu-se que fosse pensado dois horários, um pela manhã e outro ao final da tarde, para restringir a passagem dos veículos pesados em Nova Friburgo, principalmente nos horários escolares, considerados os de maior impacto no trânsito. Porém, em contrapartida, foi solicitado um estacionamento para que as carretas esperassem esses horários de proibição, o que não foi aceito pela reunião.
– Nós fizemos alguns estudos e vimos que essa medida de simplesmente durante um horário não deixar carretas trafegarem aqui, não seria a melhor solução. Pois, além da cidade não oferecer esse estacionamento, no momento em que liberasse esse período de proibição de tráfego dos veículos, iria causar um engarrafamento devido ao acumulo dessas carretas – revelou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Nova Friburgo, Jackson Carlos Thedim.
Sendo a ideia desconsiderada, o prefeito Rogério Cabral sugeriu um acordo paliativo entre as partes, que logo foi aceito por todos. O acordo prevê que, após estudo detectando os horários de maior movimento no trânsito do município, os carreteiros e empresários evitem o fluxo de veículos pesados nesses horários para que o trânsito tenha maior fluidez.
– Nós fizemos um acordo no qual a Autran, junto com a comissão da Câmara Municipal de Vereadores e a comissão dos transportadores, vão definir os horários de pico e, entre eles, os próprios transportadores vão tirar os veículos desses horários, fazendo uma distribuição melhor para que o trânsito flua de uma maneira melhor dentro da cidade, de uma forma que todos possam ser beneficiados – explicou o prefeito Rogério Cabral.
A medida é considerada paliativa, já que, durante essa semana, o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, participará de um encontro com os demais prefeitos da região. Na próxima semana, se encontrará com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, colocando o assunto em pauta e buscando apoio do Governo do Estado para uma solução definitiva, que seria a construção da chamada “Estrada do Contorno”.