O evento de inauguração e entrega das chaves foi informal, porém contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, autoridades municipais e estaduais. As famílias que receberam as unidades habitacionais se enquadravam nos critérios definidos pela Caixa para o ‘Minha Casa, Minha Vida’, na modalidade de calamidade pública, e foram selecionadas através de um sorteio realizado por representantes da Casa Civil no dia 28 de maio, em Nova Friburgo.
Segundo o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, a previsão é de que, até o final do ano, outras 680 unidades no empreendimento Terra Nova sejam entregues às famílias inscritas no aluguel social, totalizando 820 moradias. Para 2014, mais 1.360 apartamentos serão construídos no mesmo loteamento, porém, para que as obras sejam iniciadas, o processo de desapropriação e preparação dos terrenos ainda precisa ser concluído.
O prefeito Rogério Cabral mostrou-se satisfeito com o resultado da parceria com o Estado e reiterou a importância desta união para que sejam realizadas grandes obras no município. “Nova Friburgo vem passando por muitas dificuldades, mas, graças ao empenho dos governos estadual e federal, nossa cidade está recebendo obras nunca vistas em toda a história. Por isso, nós só temos a agradecer”, destacou Cabral.
Além das moradias, Nova Friburgo recebe uma série de obras do Estado, em parceria com a União e a Prefeitura. No total, foram feitas contenções em 28 encostas, outras três estão em andamento e há previsão de mais cinco obras no município.
Também foram investidos R$ 10 milhões em obras emergenciais no Rio Bengalas e no Córrego Dantas e estão sendo aplicados mais R$ 261,4 milhões em obras de drenagem, canalização, dragagem, recuperação de microbacias, serviços de terraplanagem, obras hidráulicas para proteção de taludes, recomposição vegetal e construção de parques fluviais. Essas obras estão em andamento e a previsão é de que sejam concluídas até junho de 2016.