A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Macuco foi realizada no dia 25 de julho, na sede da Sociedade Musical São João Batista, pela Secretaria de Cultura, com a participação de, aproximadamente, 100 pessoas.
Na primeira parte do evento, foram apresentados os quatro eixos de discussão para a elaboração de propostas pelos participantes: implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; cultura e desenvolvimento. Segundo a secretária de Cultura, Catarina Fellows, o relatório final vai ser levado à conferência estadual com a participação dos quatro delegados eleitos durante o evento.
Os quatro eixos foram apresentados pelo chefe da representação regional do Ministério da Cultura, Fábio Lima; pelo subsecretário de Cultura de Nova Friburgo, Geovane Bizotto; pelo professor Rivaldo Bada; e pelo vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Joel Naegele.
Na cerimônia de abertura, a secretária de Cultura, Catarina Fellows, enalteceu a importância de se abordar a cultura em eventos como esse, o que, segundo ela, só engrandece a disseminação das características culturais de cada região.
Presente, o vice-prefeito Marcelo Mansur (PSB) lembrou dos investimentos que vêm sendo feitos na área, cultivando a riqueza cultural de Macuco. “Temos que manter preservadas nossas potencialidades locais, dando destaque ao trabalho dos nossos artesãos e das mais diversas expressões da cultura, como as folias de reis”, afirmou o vice-prefeito.
Após uma pausa para almoço, os participantes foram divididos em grupos de discussão para a elaboração das propostas do município de Macuco em cima de cada tema. A partir daí, foi feito um relatório com todas elas. Esse relatório será levado à Conferência Estadual de Cultura, marcada para 15 de setembro, pelos delegados que foram eleitos pelos próprios participantes, sendo eles: Carlos Castilho (delegado institucional), Nicão, Pablo Fontes e Thiago Valente (delegados sociedade civil), além da própria secretária Catarina Felows. Estes vão ter direito a voz e voto no encontro estadual.
Encerrando o evento, o mestre de folia João Ferreira, o Seu Nico, muito conhecido na cidade, foi homenageado e chamado a participar da conferência estadual como convidado de honra pelo município de Macuco. Junto com Nicão e Bada, Seu Nico também arriscou alguns versos de uma antiga tradição dos mestres de folia de Macuco, a “lera”. Essa brincadeira, provavelmente oriunda dos antigos escravos da região, é uma espécie de repente, também conhecida como calango.