O mês de julho foi repleto de comemorações para o atleta Luiz Eduardo Bessa Fagundes, o Balú. Além de seu aniversário, o atleta entrou mais uma vez para história do jiu-jitsu na região. O primeiro fim de semana de julho foi de muito jiu-jitsu em Florianópolis (SC). A CBJJ realizou a quinta edição do Sul Brasileiro de Jiu-Jitsu, competição da qual Balú também participou, “beliscando” a medalha de prata na categoria.
– Os treinos estão fortes desde o começo do ano. Meu professor, Flávio Serafin, está em Dubai (Emirados Árabes Unidos), mas meus amigos em Nova Friburgo mantêm o treino forte o ano todo, e sempre me ajudam com detalhes, corrigindo meus erros. Estou bem preparado para as competições – acrescenta o atleta da Brazilian Top Team.
No final de semana seguinte o palco foi o Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, no Rio, onde aconteceu o Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu sem Kimono 2013. Mais uma vez Balú se sagrou campeão na categoria (terceiro título nesta competição: 2010, 2011 e 2013). Na parte da tarde, ainda teve forças para conquistar a segunda colocação na Carlson Gracie FJJ-Rio (evento de kimono). Para Balú, o segredo é sempre manter a humildade e buscar a evolução no esporte.